Administrar nosso próprio tempo já não é uma tarefa fácil, imagine gerir o tempo de outras pessoas. Parece quase impossível, mas esse é um desafio com o qual os gestores têm de lidar diariamente. Intimamente conectada a isso, está também a gestão de custos, uma questão que se relaciona de maneira indireta com o trabalho do gestor. Mas você sabia que existem diversas maneiras de se realizar tais tipos de gestão?

A gestão de tempo e de custo pode ser vista sob diferentes óticas: por tarefas, por equipes, por projetos e por cliente. Essa última, especialmente, traz algumas vantagens específicas para quem precisa lidar com quantidades de clientes — da menor à maior.

Quer saber mais sobre isso? Estamos aqui para te ajudar! Preparamos este artigo com as principais vantagens de se implementar uma gestão de tempo e custo por clientes na sua empresa! Confira! 

3 vantagens da gestão de tempo e custo por cliente

A sua empresa trabalha com algum método de gestão de tempo? Das mais antigas às mais tecnológicas, são várias as opções. O ponto eletrônico é um exemplo, ainda que não funcione da maneira mais eficiente; além dele, o time tracking é um recurso que tem sido amplamente utilizado em softwares de gestão de tarefas — duas vantagens em uma!

Com a função de time tracking, você consegue muito mais precisão e assertividade nos benefícios que listamos a seguir. Veja!

Permite precificar melhor seus serviços

Quando você analisa o tempo que o seu time emprega em cada cliente — e os custos que isso tem —, é claro que a maior beneficiada disso é a precificação. Isso porque uma das maiores causas dos problemas na hora de precificar é a falta de conhecimento sobre quanto tempo se coloca em cada entrega que é feita.

Dessa forma, muitas empresas acabam colocando um preço muito aquém — quase nunca além — do que deveriam. Isso acaba gerando o famoso “pagar para trabalhar”, sabia? Você pode até achar um exagero e dizer que “não, não é para tanto também”, mas nós garantimos: se você calcular o tempo de trabalho do seu time e passar o lápis ao fim da conta, vai se surpreender.

Uma vantagem de observar os custos que se tem por cliente é que isso possibilita uma análise muito mais clara de quais clientes são bons de se manter e quais podem acabar sendo “demitidos”. Às vezes, trata-se de um cliente que sempre pede refações ou demora para aprovar as tarefas entregues, travando seu time frequentemente. Tais clientes nem sempre são inteligentes de ser mantidos, mas muitos gestores e CEOs não têm consciência disso porque não contam com dados suficientes e palpáveis para se tomar qualquer decisão que seja. 

Permite ajustar prazos mais eficientemente

Os prazos são quase sempre o gargalo das empresas de um modo geral. Levante a mão o gestor que nunca suou frio só de pensar em ter que comunicar o cliente de que aquela entrega vai levar mais alguns dias para acontecer. Ou, então, que precisou pedir à equipe aqueles ajustes que o cliente solicitou, mas implorando para que o time entregasse sem comprometer o prazo final. Sufoco atrás de sufoco, certo?

Quando você realiza uma gestão de tempo por cliente, fica muito mais fácil estipular prazos específicos para ele, com muito mais chances de funcionarem do que se você tomasse como base os prazos que aplica para todos os clientes do seu negócio. Isso porque, como você deve saber, cada equipe trabalha em um ritmo e cada cliente funciona de maneira diferente também.

Se você não sabe quanto o time do cliente X leva para entregar determinado projeto, como vai conseguir determinar um prazo coerente para a entrega? Quando você tem essa informação, também pode incluir na conta  os prazos de aprovação de cada cliente. Assim, é possível organizar melhor o trabalho da sua equipe! E nós sabemos: se há algo que varia de um cliente para o outro, isso com certeza é o tempo que cada um leva para aprovar os serviços.

Permite mais transparência com o cliente

Você sente com frequência que poderia ser mais transparente com os seus clientes? É comum que ele te faça perguntas mais específicas sobre o andamento do projeto contratado e você não saiba responder? Uma coisa é verdade: seus clientes te amam um pouco mais a cada vez que você justifica (de verdade, hein!) para onde está indo o dinheiro dele.

Quando você tem registradas todas as informações sobre o trabalho da sua equipe com cada cliente, fica fácil apresentar tais dados sempre que solicitados — ou em relatórios mensais, semestrais e anuais, por exemplo.

Imagine poder apresentar ao seu cliente quantas horas a sua equipe despendeu em todo o projeto contratado. Mais do que isso, dentro do projeto, poder mostrar quanto de trabalho foi feito em cada subtarefa para que tudo aquilo pudesse ser entregue rodando perfeitamente. Basta que você faça isso uma única vez e conquistará o coração do seu cliente!

Essas são apenas algumas das vantagens de uma gestão de tempo e de custo por cliente. Em um primeiro momento, esse tipo de gestão pode não parecer tão simples de ser colocado em prática, mas a verdade é que há muito mais facilidade nesse caminho do que parece. 

Agora que você já sabe como uma gestão de tempo e de custo pode te ajudar no dia a dia e nos seus resultados, que tal conferir 2 recursos que toda ferramenta de gestão deve ter para uma gestão de tempo e de custo?

Você quer o seu time mais produtivo?


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