Quando o sonho de um negócio nasce, muitas coisas são envolvidas no processo. Até que a empresa esteja rodando, são vários os passos que precisam ser cumpridos. Inclusive, mesmo com o negócio já em andamento, é comum que ajustes e adaptações precisem ser feitos. A precificação do serviço oferecido é um desses detalhes que, além de ser extremamente importante, costuma render bastante pauta.

A verdade é que quando aquilo que é comercializado é um serviço, os gestores e proprietários sentem bastante dificuldade na hora de definir números. O que levar em consideração? Como contabilizar todos os custos de maneira certeira? Como definir valores sem sair no prejuízo?

Esse é o assunto deste post: confira o passo a passo para a precificação de serviços! Ficou interessado? Continue a leitura!

A importância da precificação correta

Querendo ou não, o intuito de qualquer negócio é gerar lucros. E em um raciocínio lógico básico, lucros vêm daquilo que é vendido. Logo, se você não sabe precificar corretamente o trabalho que a sua empresa produz, há grandes chances de, além de você não estar rendendo, estar pagando para trabalhar.

Outro ponto que entra em questão nessa discussão é que a precificação de serviços se comunica com o seu cliente. Não entendeu? Explicamos: quando falamos em posicionamento de marca, o preço tem bastante influência. E, nesse caso, nem sempre é a máxima do “melhor preço é que ganha”; às vezes, não saber precificar seu trabalho pode acabar diminuindo o valor da sua marca.

Passo a passo para precificação dos seus serviços

Saiba dividir as responsabilidades do projeto

Um dos pontos que devem ser observados na hora da precificação de serviços é saber dividir corretamente as responsabilidades de cada projeto que a sua empresa se propõe a executar. Isso porque não organizar bem os times e não delegar as funções de maneira certeira podem resultar em um tempo de trabalho maior e, consequentemente, um custo maior para o serviço prestado.

Você conhece a matriz de responsabilidades? Também conhecida como Matriz RACI, trata-se de um instrumento que pode ajudar bastante no momento de divisão. A ideia é conseguir atribuir funções e responsabilidades de maneira coerente dentro de um projeto.

É importante saber atribuir corretamente as funções (quem faz o quê) e as responsabilidades (quem decide o quê). Atualmente, softwares de gestão de tempo e de tarefas são extremamente práticos e funcionais com relação a isso, permitindo uma organização das equipes, das tarefas e dos prazos de maneira sucinta e clara para todos.

Mensure o tempo de trabalho por tarefa

Você sabe quanto tempo sua equipe gasta para realizar diferentes tarefas que compõem os projetos que sua empresa entrega? Se a resposta é “não”, saiba que muito provavelmente mora aí o seu maior problema de precificação de serviços.

É muito mais comum do que se imagina — e do que se gostaria — empresas que não fazem a menor ideia de quanto custa cada tarefa dos projetos que vendem. Na hora de elaborar uma proposta, normalmente se coloca um valor aleatório como mão de obra e os custos com eventuais ferramentas; no entanto, quando o assunto é o mercado de prestação de serviços, o maior custo de uma demanda mora justamente no pessoal.

Ok, mas como realizar essa mensuração, então? Nada de abrir cronômetro no celular ou forçar sua equipe a bater ponto de papel em cada tarefa. Conte com a tecnologia: tenha um bom software de gestão de tempo e de tarefas com a função de time tracking. Atualmente, há opções no mercado que contam com esse recurso implantado; assim, cada membro da sua equipe dá play nas tarefas nas quais estiver trabalhando (podendo pausá-las quantas vezes precisar) e finaliza quando tiver chegado ao fim.

Ao final, é possível visualizar o tempo empregado em cada atividade, além de avaliar quais são mais demoradas e quais costumam ser concluídas em um prazo de tempo menor. Isso, sem contar, claro, a possibilidade de acompanhar a produtividade do seu time.

Analise o tempo gasto por projeto

Essa dica é valiosa. Depois de contar com a mensuração do tempo gasto em cada atividade, avaliar o projeto como um todo é importante. Esse tipo de dado é extremamente valioso pois permite que se observe o quanto determinados projetos consomem da sua equipe. Isso possibilita uma reflexão importante a respeito da precificação: você imaginava que seu time trabalha tanto para entregar um aplicativo? O valor que você cobra por ele cobre tais custos? E mais: cobre com folga?

Em resumo, esse tipo de dado permite ajustes mais certeiros e também uma precificação adequada de novos serviços a serem incluídos no catálogo do seu negócio.

Considere variações

Até o momento, você já sabe que precisa:

  • Saber organizar corretamente seu time;
  • Mensurar o tempo de trabalho da equipe em cada tarefa;
  • Olhar para o tempo empregado em projetos como um todo.

Agora, para saber precificar corretamente, é preciso incluir na conta eventuais variações. Como já foi dito, empresas que prestam serviços têm como base em seu trabalho o pessoal. Dessa maneira, é importante lembrar que pessoas não são máquinas e, vez ou outra, é comum que haja variações na produtividade e até mesmo falhas durante o processo. Nesse sentido, o recurso de time tracking auxilia bastante: é possível identificar tais lacunas e gargalos ao analisar as informações, permitindo ações em tempo. Por isso, na hora de precificar seus serviços, leve em consideração que esses custos podem sofrer variações!

Preparado para decolar a sua precificação de serviços? É importante que você, como gestor, sócio ou CEO, saiba reconhecer a importância disso e procure olhar atentamente para esse fator que é tão importante para o sucesso de um negócio.

Agora que você já sabe qual caminho seguir nessa missão, que tal saber como escolher um bom software de gestão de tempo e de tarefas para tornar esse processo ainda mais fácil e eficiente?

Você quer o seu time mais produtivo?


Assine o blog e acompanhe nossos melhores artigos sobre comunicação interna, gestão, liderança e produtividade.