Blog Intranett

Blog do software de gestão de projetos, tarefas, arquivos, pessoas e comunicação.

Gestão

Intranet na Nuvem ou Local: 7 dicas para fazer a escolha certa para sua empresa

É chegada a hora de profissionalizar a empresa investindo em um software de gestão para controlar os processos da sua companhia. Mas, a questão é: intranet na nuvem ou local, qual escolher afinal de contas? Qual é a melhor para o seu negócio?

Investir na modernização, sem dúvida, é o primeiro passo para manter o ritmo de crescimento no mercado atual. Mais do que essencial, é a estratégia que estreita os relacionamentos do ambiente corporativo, motivando em prol de um resultado.

Com os avanços tecnológicos, inúmeras boas opções foram criadas no que diz respeito a sistemas e softwares. A intranet na nuvem evidentemente é das mais importantes entre elas.

Você sabe o que é, para que serve e quais as vantagens da intranet? A intranet é um canal de comunicação que interliga vários computadores e que é comumente chamada de intranet corporativa.

Sua principal característica é que seu acesso é vedado exclusivamente a algumas pessoas, não sendo, portanto acessível a qualquer um. Além disso, a intranet na nuvem agrega inúmeras vantagens e benefícios que serão citados ao longo deste artigo.

Sua utilização no ambiente empresarial funciona como um verdadeiro diferencial competitivo.

Mas, quais são as diferenças entre a intranet na nuvem e a local? Antes de decidir pelo software de gestão é importante conhecer o assunto mais a fundo para uma decisão certeira. Veja 7 vantagens da intranet na nuvem antes de contratar este serviço para o seu negócio.

1. Diferenças na instalação

A primeira grande diferença a ser pensada quando falamos nas opções de software intranet é o seu modo de instalação.

O modelo local é implantado nos servidores e hardwares da empresa e é gerido por sua própria equipe de TI. A intranet na nuvem funciona como um serviço de assinatura, em que os dados ficam armazenados em um espaço contratado.

O Software-as-a-Service – SaaS – é acessado pela internet a partir de qualquer dispositivo devidamente conectado e seu uso requer uma senha. O on-premise, opção local, precisa de instalação física nos computadores e servidores da empresa para funcionar.

Para as empresas que optam pela contratação de um software local o impacto na hora da instalação é muito maior. Afinal, é preciso mexer com o ambiente físico do negócio, certo?

Atualmente o software na nuvem tem se mostrado como uma excelente opção justamente por demandar menos tempo neste processo. Através dele grandes alterações são feitas sem que a rotina da empresa seja, de algum modo, atrapalhada.

2. Valores de investimento

Outra diferença que não pode passar batida entre os prós e contras das opções de software é o investimento feito. Qual você acredita ser mais em conta: a intranet na nuvem ou a local?

Se você disse “Intranet na nuvem” acertou! Em geral esta opção costuma ser muito mais acessível visto que não demanda alterações físicas, por exemplo. Além disso, por ser no modelo de assinatura mensal, essas mensalidades costumam prever todos os tipos de gastos e despesas.

Pode-se dizer que as “surpresas” são muito menores para quem opta pela contratação de uma intranet na nuvem.

O software local, por sua vez, implica em investimentos iniciais bem mais caros e elevados. Com o passar do tempo, entretanto, costumam ter seus gastos diminuídos desde que não precise de manutenções e atualizações.

3. Custos gerais e escondidos

Porém, não é só de investimento inicial que um software de gestão sobrevive! Com a rotina da empresa, o que não faltam são custos gerais e, muitas vezes escondidos, para prestar contas.

Veja a imagem a seguir que compara justamente esses custos anuais entre um software na nuvem e um software local em empresas de pequeno porte:

Custos entre um software na nuvem x local

A comparação dos custos de um sistema local versus nuvem fica muito clara neste gráfico, não é mesmo? Principalmente, quando se trata de empresas de médio e grande porte, esses valores são bem maiores e as diferenças são extremamente significantes. Desde a implantação até alguns anos depois, a opção local demonstra-se bem mais custosa para a companhia.

Investir em um software na nuvem além de uma oportunidade estratégica é também um jeito inteligente de reduzir custos!

1. Maior segurança

“Mas, é seguro deixar todos os dados e números da minha empresa em um ambiente totalmente virtual?”, você pode estar se perguntando agora e a resposta para essa questão é:

SIM! É claro que você pode! Aliás, atualmente tem quem considere que este tipo de armazenamento é mais seguro do que guardar tudo em um servidor local.

Não é a toa que é crescente o número de empresas que prefere o software na nuvem. O alto grau de segurança e confiabilidade fomenta esta preferência que tende a crescer mais ao longo dos próximos anos.

Para quem está em dúvida, vale destacar que os provedores dos serviços na nuvem oferecem backups. Assim, nenhum dado é perdido e corre-se menos riscos.

O servidor local, por outro lado, tende a ser mais suscetível a defeitos e ameaças que podem colocar tudo a perder. Basta um pequeno problema nos aparelhos tecnológicos ligados ao hardware e pronto: Tudo perdido!

2. Agilidade e flexibilidade

Outra gigantesca diferença entre as opções na nuvem e locais é a agilidade e a flexibilidade com que os sistemas atuam. Enquanto os servidores locais exigem muito mais treinamento para a equipe, os da nuvem são semelhantes a aplicativos.

Mais facilmente manuseados e de rápido entendimento, os softwares na nuvem trazem agilidade e flexibilidade para o cotidiano da empresa. Tudo isso, é claro, contribui com a alta produtividade do negócio.

Além disso, torna todo o processo muito mais dinâmico e livre para suprir rapidamente a todas as necessidades do empreendimento.

Servidores locais, por sua vez, costumam ser mais engessados abrindo poucas oportunidades que se configurem como ágeis ou flexíveis.

3. Acessibilidade de cada software

E é claro que não podia faltar um tópico falando exclusivamente sobre a acessibilidade e a mobilidade desses modelos de software. Provavelmente você já sabe, a essas alturas, qual deles garante um acesso mais amplo, não é mesmo?

Se ainda está com dúvida, não tem problema, aqui vai uma explicação sobre como cada intranet é acessada!

A opção de intranet local permite que os colaboradores da empresa acessem o sistema a partir dos computadores ligados a rede. Esses terminais estão sempre localizados dentro da instalação física da organização e por isso só pode ser acessado em determinados momentos.

Já a intranet na nuvem é acessada a partir de qualquer dispositivo tecnológico com acesso a internet. Você pode estar dentro da empresa, em uma viagem a negócios, em casa ou de férias do outro lado do mundo. A localização geográfica realmente não importa desde que exista uma conexão!

Qual delas lhe parece mais útil, portanto? Qual delas lhe permite acompanhar tudo o que está acontecendo na empresa mesmo à distância? A intranet na nuvem, é claro!

4. Crescimento dos softwares de gestão na nuvem

A cada dia que passa mais empresas tomam a decisão de aderir à intranet na nuvem. Falando um pouco em números, os principais motivos que têm levado a esta adesão estão ligados à necessidade:

  • Melhorar a gestão de TI – 16%
  • Armazenar e gerir – 18%
  • Analisar dados em tempo real – 19%

Um relatório apresentado pela consultoria IDC afirma que apenas 8% dos empresários atualmente não possuem interesse nessa modernização. Outros 80% já adotaram ou pretendem adotar o modelo de software de gestão na nuvem para os seus negócios.

Graças a seus muitos benefícios e vantagens, a intranet na nuvem é hoje um meio econômico, viável e rentável para todos os segmentos. Entenda mais sobre o porquê a sua empresa precisa desta ferramenta a seguir.

Quais são os benefícios e as maiores vantagens da intranet na nuvem?
Software na nuvem

Viu como são muitas as diferenças existentes entre a intranet na nuvem e a intranet local? A seguir, veja uma lista de benefícios e vantagens do software como serviço e entenda sua importância para a intranet corporativa:

  • Atualizações mais frequentes;
  • Aumenta ou diminui a capacidade do software de acordo com a demanda;
  • Custos previsíveis e fixados;
  • Dispõe de atualizações contínuas;
  • É seguro;
  • É uma ferramenta de controle para todos os colaboradores, principalmente, para gestores, líderes e executivos;
  • Está 24 horas acessível;
  • Fácil de usar;
  • Investimento inicial bem mais barato;
  • Mais facilmente implantada;
  • Melhora a produtividade;
  • Não exige investimentos em estruturação;
  • Pode ser acessado a partir de qualquer lugar com internet;
  • Reduz custos gerais com software;
  • Trabalha com escalabilidade tecnológica de forma simples e rápida,

Com certeza a essa altura você já sabe exatamente qual a resposta para a sua dúvida inicial.

A intranet na nuvem é mais do que uma opção em software, é uma grande oportunidade para profissionalizar a empresa. Ela permite que gestores, líderes e executivos mantenham-se sempre atentos ao que está acontecendo, melhorando assim os resultados.

Além disso, basicamente falando, para ter acesso a um software na nuvem à única exigência é estar conectada a internet. Isso como todos sabem é algo rotineiro e praticamente todos os lugares do mundo já permitem tal conexão.

Independente de onde você estiver é totalmente possível acompanhar o que está acontecendo entre as paredes da empresa.

Ainda com dúvidas sobre o software na nuvem? Quer entender melhor como funciona a intranet e o quanto ela pode ser benéfica para a saúde da sua empresa? Aproveite e experimente a plataforma Intranett gratuitamente hoje mesmo!

Deixe um Comentário