Uma das maiores queixas dos profissionais nos dias de hoje está relacionada à produtividade. “Não consigo ser produtivo”, “parece que eu trabalho, trabalho e trabalho, mas nunca consigo fazer tudo o que preciso” e várias outras frases são comuns nas reclamações de diversas profissões.


É fato que a velocidade na qual caminhamos atualmente tem bastante influência nesse sentimento de que não é possível dar conta de tudo. Isso pelo simples fato de que, talvez, você esteja em um ritmo humanamente impossível de ser mantido. Já pensou nisso?

No entanto, algumas outras coisas podem influenciar. Os mitos sobre a produtividade são algumas delas. Muito se fala sobre esse assunto e, às vezes, as “verdades universais” que as pessoas pregam por aí podem ser úteis apenas para instituir padrões inalcançáveis sobre o que é ser, de fato, produtivo.

É exatamente sobre isso que falaremos no post de hoje: quais são os mitos consolidados sobre produtividade (que, às vezes, nos deixam menos produtivos)?

7 mitos consolidados sobre produtividade

1) Ser produtivo é estar sempre ocupado

O imaginário de pessoa produtiva está, muitas vezes, relacionado a estar ocupado sempre o tempo todo. “Não posso atender agora porque estou ocupado”, “não consigo nesta semana porque está uma loucura”, “tente me ligar no fim do dia porque tenho muitas reuniões hoje”. Se você ouvisse alguém dizer essas frases, com certeza pensaria “nossa, que pessoa ocupada!”.

Os filmes que assistimos também fortalecem muito isso: a imagem dos executivos de sucesso é sempre rodeada de muitos compromissos e pouco tempo disponível. E a gente sempre acha isso bonito, né?

Mas a verdade é que ser produtivo é fazer o que precisa ser feito. E ponto. Se você está ocupado demais, isso pode ser mais um sinal de que você não está delegando funções ou fazendo mais do que deveria em vez de indicar que você está sendo produtivo. Afinal, quem consegue ser produtivo em meio ao caos?

2) Multitarefas é sinônimo de produtividade

Este tópico está bastante relacionado ao anterior. Vivemos em uma sociedade que também prega que devemos fazer mil coisas ao mesmo tempo. Trata-se de uma habilidade que uns têm mais e outros menos, mas ela tem limites.

É fato consolidado que a produtividade e a realização de tarefas com qualidade dependem diretamente da concentração; e também é fato que se concentrar (de verdade!) em muitas coisas ao mesmo é impossível. Você pode até conseguir dar conta de duas ou três tarefas juntas, mas dez? Sem chance. O resultado disso vai ser aquilo que todo mundo abomina: atividades entregues de qualquer jeito apenas para cumprimento de prazos.

3) Você pode ser 100% produtivo todos os dias, se quiser

Toda segunda-feira você começa o dia pensando “essa semana vai ser top” e 100% confiante de que a produtividade é só uma questão de você se esforçar para chegar lá. Acertamos, né? Não é porque temos bola de cristal, mas porque quase toda a população acredita nesse mito com frequência.

A verdade é que a produtividade está relacionada com o cortisol, o hormônio que nosso corpo produz para que a gente entre em estado de alerta e atenção quando necessário. Estar em foco aciona a produção desse hormônio e, quanto maior a concentração, mais hormônio é produzido. Maravilha, então é só uma questão de tempo até que você se torne uma máquina de produtividade e… Não. Não é bem assim: a sua produção de hormônio pode continuar aumentando, mas isso não quer dizer que a sua produtividade seguirá o mesmo ritmo. Nesse caso, o que passa a acontecer é justamente o contrário: os altos níveis de cortisol se transformam de produtividade para estresse e, veja bem, gente estressada não produz!

O ponto-chave aqui é: a produtividade constante está mais ligada a uma balança equilibrada do que a ser produtivo em nível master a todo momento. O importante é encontrar um ponto saudável (e coerente!).

4) Levantar cedo é ser produtivo

Este é um mito que muita gente espalha e mais gente ainda acredita! A verdade é que tudo depende do perfil de cada pessoa: há aqueles que precisam acordar às 6h da manhã e se sentem bem com isso, mas há aqueles que, se acordarem nesse horário, não serão capazes de mover uma folha do lugar — e, em muitas das vezes, isso compromete o dia todo da pessoa.

O que faz muita gente cair nessa é um modelo arcaico e engessado de como o trabalho deveria funcionar. Atualmente, com o trabalho ganhando cada vez mais formatos, acreditar nisso é bobagem.

5) O trabalho sob pressão aumenta a produtividade

Você pode até acreditar que só funciona à base de um deadline apertadíssimo, mas a verdade é que isso não funciona a longo prazo. Não é à toa que os profissionais que reúnem os maiores índices de síndrome de burnout são aqueles que estão sujeitos a altos níveis de pressão na rotina de trabalho.

Isso pode até funcionar uma vez ou outra, mas não se engane: pressão todos os dias só te deixará doente.

6) O trabalho remoto derruba a produtividade

Crença antiga, mas que agora, aos poucos, está caindo por terra. Em um cenário no qual o trabalho remoto é cada vez mais comum, acreditar nisso te priva de uma experiência que pode ser totalmente positiva. Nesses casos, basta adquirir alguns hábitos e contar com alguns recursos para que você veja com os próprios olhos como o trabalho remoto pode fazer a sua equipe, inclusive, produzir mais!

7) Ambientes colaborativos ajudam a produtividade e a criatividade

Várias empresas adotam o ambiente aberto, compartilhado e colaborativo sob o argumento de que as pessoas produzem mais e melhor em espaços como esse. Mas acontece que muito barulho e estímulo podem ser perigosas distrações aos profissionais. Isso sem contar com o fator “perfil de trabalho”; há pessoas que simplesmente não conseguem produzir em ambientes como esse. Nesses casos, vale avaliar os profissionais e se certificar de que uma mudança como essa vai ser benéfica a todos.

Agora que você já sabe alguns dos mitos que as pessoas espalham por aí sobre produtividade, que tal saber mais sobre o segredo de agências que melhoraram a gestão de tempo e custo?

Você quer o seu time mais produtivo?


Assine o blog e acompanhe nossos melhores artigos sobre comunicação interna, gestão, liderança e produtividade.