É real: a tendência do trabalho remoto veio para ficar. Se antes ela já era uma tendência em ascensão, com os últimos acontecidos ela agora é uma realidade forçada a muitas empresas.

No entanto, fazer home office pode representar um desafio — tanto aos colaboradores quanto aos gestores e à empresa. Essa dificuldade vem junto com uma resistência: aquela de que trabalhar à distância é uma coisa muito difícil. Esse é, inclusive, um dos motivos que fizeram com que várias empresas adiassem experimentar esse modelo até o momento.

Em muitos dos casos, essa negação vem da própria empresa. Gerir uma equipe à distância é o pesadelo de muitos gestores, mas isso é porque poucos deles sabem realmente como esse modelo pode ser simplificado se for levado da maneira correta.

Pensando nisso, resolvemos falar hoje sobre por que parece — veja bem, só parece — difícil a gestão de empresa à distância; queremos que você veja como isso é mais simples do que aparenta e quais são os bloqueios que limitam essa experiência. Ficou interessado? Continue a leitura!

O trabalho remoto

Te desafiamos a adivinhar em qual contexto aconteceram os primeiros registros de trabalho remoto na história. Um minuto. Por incrível que pareça, a crise do petróleo foi palco das primeiras experiências de teletrabalho (sim, nós também concordamos que esse termo é bem antigo). Na década de 1970, em meio à crise, muitas empresas precisaram regrar ou cortar algumas de suas despesas e acabou implantando a modalidade de trabalho à distância para algumas de suas atividades.

Se essa prática é uma realidade há tanto tempo — com economia comprovada, inclusive —, por que hoje, ainda, algumas empresas têm resistência em implantar esse modelo de trabalho? Na maioria dos casos, o problema está na gestão, que acredita que as gestões da empresa e da equipe à distância são mais difíceis. Isso acontece por alguns motivos e é sobre eles que falaremos a seguir.

Por que parece tão difícil?

Algumas crenças, hábitos e práticas contribuem para que a maioria dos gestores desacredite do trabalho remoto como uma possibilidade positiva para a empresa. Veja alguns exemplos!

1) Porque as pessoas odeiam organização

Realidade difícil de aceitar, mas trata-se de uma verdade: a maioria das pessoas não é organizada e, para elas, praticar a organização é terrível. Na verdade, ter as coisas estruturadas é um cenário bem vindo em qualquer modelo de trabalho, vamos combinar. Independentemente se você trabalha à distância ou no escritório, a organização com o trabalho e com a rotina só tem reflexos positivos. Mas também é verdade que, enquanto no trabalho presencial a desorganização pode ser empurrada com a barriga, no home office ela necessariamente precisa ser levada a sério.

Para quem não tem esse hábito, o home office pode ser um desafio, já que se tornar organizado não acontece da noite para o dia. E isso é um dos fatores que pesam para os gestores na decisão pelo home office: são necessárias tanto a organização de si próprio quanto a garantia de que a equipe seja também organizada.

2) Porque há sensação de falta de produtividade

Outro mito no qual muitos gestores se agarram em defesa do trabalho presencial: trabalhar de casa derruba a produtividade. Isso acontece por conta do imaginário que se tem de que o home office é um trabalho desregrado e sem nenhum controle — o que, nem precisamos dizer, não é verdade.

Você sabia que, a depender do perfil, o colaborador pode até mesmo render mais trabalhando de maneira remota do que presencial? Agora que muitas empresas tiveram a necessidade de adotar o home office, não tem sido raro ouvir de diversos profissionais que a jornada de trabalho tem sido maior no dia a dia. No trabalho à distância, a produtividade é mais uma questão de saber como proceder com a nova modalidade de trabalho do que uma característica imutável do modelo.

3) Porque nem todo mundo usa a tecnologia à favor

Parece mentira, mas nós precisamos dizer: nem todas as empresas conhecem (ou se interessam em conhecer) a variedade de ferramentas que existe para facilitar a gestão de empresa à distância. Há recursos para tudo o que se imaginar: gestão de projetos, gestão de equipe, time tracking, comunicação efetiva, compartilhamento de arquivos, entre outros — há, inclusive, ferramentas que juntam tudo isso em um software só.

A tecnologia está à nossa disposição e é preciso saber extrair dela o máximo para o nosso dia a dia. Afinal, sua principal intenção é contribuir e facilitar o cotidiano, né?

4) Porque nem todo mundo está acostumado

O home office tem como uma característica bastante forte o reforço à autonomia no trabalho. Essa é uma questão que muitas empresas sempre pontuam como diferenciais positivos na hora de contratar pessoal, afinal, profissionais proativos e que resolvem problemas com facilidade e de maneira independente são sempre bem-vindos — o que indica que a autonomia é um ponto positivo no mercado de trabalho. No entanto, nem todo mundo possui essa qualidade (ou tem interesse em desenvolvê-la) e isso faz com que muitos gestores acreditem que o trabalho remoto (e, consequentemente, a gestão de empresa à distância) é difícil. É claro que, como qualquer mudança, sair de um modelo de  trabalho tradicional e partir para um mais moderno envolve a adaptação de quem não está acostumado como o novo.

Mas o ponto chave é: em muitas das vezes, o ambiente confortável do trabalho presencial pouco estimula os colaboradores a agir diferente, o que muda totalmente quando falamos do trabalho remoto. O que queremos dizer é que trabalhar à distância deve ser encarado não como uma dificuldade, mas sim como uma possibilidade de desenvolvimento de novas habilidades à equipe.

Agora que você já sabe o que leva alguns gestores a acreditar que a gestão de empresa à distância é difícil — e como ela só parece, mas não é —, que tal conferir 5 dicas infalíveis para garantir a produtividade da equipe no home office?

Você quer o seu time mais produtivo?


Assine o blog e acompanhe nossos melhores artigos sobre comunicação interna, gestão, liderança e produtividade.