Quem procura implantar uma gestão de projetos ao seu negócio é porque tem encontrado alguns problemas (significativos) no dia a dia. Tais pedras no caminho geram reflexos de diversas ordens ao negócio, o que pede por mudanças quando a situação aperta.

No entanto, ainda é comum que muitas empresas não tenham conhecimento sobre a gestão de projetos e tudo o que ela pode transformar. Da qualidade na rotina da equipe até uma melhor precificação, os benefícios desse tipo de gestão são vários. E nós já avisamos: quem conhece e implanta de maneira adequada não abandona jamais!

Quer saber como a gestão de projetos pode transformar o seu negócio? Nós preparamos um post com 6 benefícios para você ficar por dentro. Confira!

6 benefícios da gestão de projetos

1) Te ajuda a ganhar tempo

Mr Bean esperando o tempo passarQuem disse que tempo é dinheiro não estava errado, né? Uma gestão de projetos bem realizada possibilita a otimização do tempo da equipe, o que gera mais tempo para a realização de mais atividades ou, então, de atividades com mais qualidade — e isso sim é capaz de trazer lucros ao negócio.

Na gestão de projetos, é possível identificar os pontos onde o tempo está se perdendo e reverter o cenário. Além disso, uma rotina de trabalho organizada — outra vantagem da gestão de projetos — também gera equipes mais produtivas.

2) Reduz custos

Muitas das queixas que se ouve de gestores estão relacionadas a não saber com detalhes onde e quanto a equipe emprega de esforços no dia a dia. Isso pode resultar em uma situação na qual seu time não está atingindo a potência máxima. Os motivos para isso podem ser vários, mas o importante mesmo é saber identificar se isso está acontecendo.

Uma ferramenta de gestão de projetos, por exemplo, pode te ajudar e observar quanto tempo cada equipe (ou membro dela) gasta em cada tarefa ou projeto. Ter esse panorama pode te ajudar a fazer otimizações e remanejamentos, garantindo que cada funcionário esteja trabalhando em condições nas quais realmente pode dar o seu melhor.

3) Melhora a qualidade do produto

Quando os processos da sua empresa estão bem organizados e a gestão de projetos está rodando bem, a qualidade das suas entregas inevitavelmente aumenta. Por quê? Por conta da organização e do planejamento.

Tudo o que é feito com atenção, cuidado e planejamento em suas etapas tem grandes chances de sair com qualidade. Quando a equipe sabe exatamente quais passos seguir de quando entra uma tarefa até a sua entrega, você conquista previsibilidade no processo, o que diminui a margem para erros por prever problemas com antecedência.

4) Prevê riscos

Homem praticando parkour no alto de um prédioComo dissemos, a gestão de projetos é uma prática que prevê riscos. A base para uma boa gestão de projetos é pautada muito na gestão de processos. Dessa forma, quando você sabe — e coloca em prática — quais são as etapas envolvidas na entrega de cada serviço que você vende, você tem um caminho mapeado que te ajuda a identificar onde podem ocorrer problemas.

Sabendo disso, é muito fácil evitar que eles aconteçam e, caso isso não seja possível, saber exatamente o que fazer quando eles estourarem. Tudo isso pelo simples fato de que você está caminhando em território conhecido.

5) Evidencia gargalos

Uma coisa é fato: a gestão de projetos é uma excelente ferramenta para o aprimoramento do trabalho. Isso porque, quando você tem processos bem estabelecidos, quando algum problema surge é muito fácil identificar onde ele está ocorrendo. E mais: isso ajuda a ver a frequência de ocorrência dos problemas, tornando possível a identificação de pontos de gargalo.

Sem a gestão de projetos, é comum que gestores sequer saibam quando os problemas acontecem; quem dirá em que etapa eles ocorrem. Saber quando alguma atividade trava e onde ela freia permite que você saiba onde e como agir para evitar que esse cenário seja recorrente.

6) Auxilia em uma melhor precificação do serviço

Homem jogando dinheiroEsse ponto faz os olhos de vários gestores brilharem. Você sabe qual é o custo do que você vende? Quantas horas a sua equipe despende em cada atividade e quanto isso custa ao bolso da sua empresa? Quem não sabe detalhes como esses com certeza corre sérios riscos de estar pagando para trabalhar.

Isso porque é um tiro no escuro precificar adequadamente produtos e serviços sem saber o básico “custo + lucro = preço final”. Esse é um dos motivos que frequentemente levam empresas a alcançarem o vermelho e, lá na frente, a falência.

Agora que você já sabe como a gestão de projetos pode tocar em pontos importantes para a transformação do seu negócio, que tal conhecer o Intranett, a ferramenta de gestão de projetos que vai colocar ordem na sua empresa?

 

Você quer o seu time mais produtivo?


Assine o blog e acompanhe nossos melhores artigos sobre comunicação interna, gestão, liderança e produtividade.