O trabalho home office é uma realidade que, nos últimos anos, vinha ganhando certo espaço no dia a dia das empresas. No entanto, assim como qualquer modelo muito diferente do usual, o trabalho remoto reúne pessoas adversas à ideia. O que ninguém imaginava é que chegaria um momento no qual grande parte das empresas precisaria se adaptar a essa realidade a distância.

Hoje, quase todas as empresas nas quais o home office poderia ser implantado acabaram tendo de fazê-lo. Esse movimento é bastante interessante pois a tendência é de que o modelo de trabalho se popularize ainda mais nos próximos anos, já que empresas podem acabar vendo nesse formato uma possibilidade de trabalho, o que não aconteceria em outro contexto.

Porém, aqueles que estão tendo seus primeiros contatos com o home office podem estar enfrentando uma série de problemas com a produtividade da equipe. Isso é perfeitamente normal, considerando que a condição é uma novidade para muitos. Mas nós podemos te dizer: todos esses dilemas têm solução — do contrário, poucas empresas teriam esse modelo como modo de trabalho, o que não é o caso.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas infalíveis para você garantir a produtividade da sua equipe em tempos de home office. Ficou curioso? Confira!

5 dicas infalíveis para garantir a produtividade da equipe no home office

 

1) Mantenha sempre a boa comunicação

A maioria das queixas que ouvimos de quem tem dificuldades com a produtividade da equipe em home office poderia ser facilmente resolvida com uma boa comunicação. Nós sabemos: essa é uma dificuldade que o trabalho remoto traz. De fato, nada substitui o contato tête-à-tête, mas isso não é motivo para abominar esse modelo, já que existem soluções para isso.
Um dos motivos pelos quais muitas pessoas recomendam bons softwares de gestão, por exemplo, é porque alguns deles possibilitam uma comunicação mais ágil e clara entre os membros da equipe e os gestores; essa, portanto, é uma possibilidade.

Outro hábito interessante de ser cultivado é o de naturalizar as reuniões — ou calls, se você é cool. Isso porque é muito comum que as videoconferências venham com uma carga de grandes eventos ou importância, mas no contexto do home office, elas nada mais são do que aquela viradinha de lado para tirar uma dúvida.

2) Faça reuniões de alinhamento

Ah, as reuniões… Devemos concordar que muitas delas poderiam ter sido um e-mail, mas também precisamos ressaltar a sua importância quando o assunto é a produtividade da equipe no home office.

Aproveitando o gancho do tópico anterior, a comunicação é importante e as reuniões ajudam a manter todo mundo alinhado. O ideal é que você e sua equipe tenham dias fixos (ou, por que não, todos os dias? #alôscrum) para se reunir e compartilhar o que foi feito, o que está em andamento e o que ainda deve ser concluído. Esses encontros são valiosos, inclusive, para relatar entraves e gargalos nas tarefas, buscando soluções em conjunto.

3) Incentive a organização da agenda

Uma dica importante para garantir a produtividade — tanto pessoal quanto da equipe — é o hábito de organizar a agenda. Nós sabemos que cada um prefere trabalhar de um jeito; há aqueles que não suportam uma rotina engessada e outros que basicamente precisam dela para sobreviver. Mas o ponto aqui é mais sobre organizar demandas para atender aos prazos do que sobre montar uma agenda de médico.

Uma prática muito interessante é, no início da semana, levantar todas as entregas que deverão acontecer nos próximos 7 dias e organizá-las levando em consideração seus prazos e o tempo que elas levam para serem feitas. Depois, você pode distribuí-las pelos dias da semana e, assim, quando um dia de trabalho iniciar, você já saberá tudo o que precisa fazer!

4) Dê feedbacks constantemente

No mundo da gestão de equipes muito se fala sobre a importância dos feedbacks, mas na realidade essa questão recebe pouca importância — perto do que deveria. Quando o assunto é o home office, muito do contato que se tinha no trabalho presencial acaba sendo perdido. Dessa forma, muitos colaboradores relatam sentir falta de um retorno sobre o que produzem. Às vezes, esse retorno nem acontecia por meio de um feedback formalizado, com cara-de-sério; o retorno sobre o trabalho frequentemente acontece em comentários rápidos durante uma conversa ou algo do tipo — e é exatamente isso o que se perde quando se trabalha remotamente.

Por isso, tenha o hábito de fazer a devolutiva das entregas com a sua equipe. Isso é muito importante para mantê-la motivada e produtiva!

5) Evite extrapolar o horário de trabalho da sua equipe

Uma das queixas que mais se tem ouvido dos novatos no home office é: “eu não tenho hora para parar de trabalhar”. De fato, existe um caminho muito longo a se percorrer até que trabalhar de casa não signifique trabalhar 24h por dia. Existe uma série de dicas para evitar esse tipo de prática, mas uma delas é especialmente importante e não parte do colaborador: seja uma empresa que respeita os horários de trabalho da sua equipe.

Sabemos que é comum perder a hora em meio às atividades, mas é importante cuidar para que isso não aconteça, sobretudo no cenário atual, em que o descanso e os momentos de lazer têm sido tão importantes no dia a dia. Evite enviar demandas ou mensagens à equipe fora de hora e se planeje para não repassar tarefas faltando meia hora para o fim do expediente, por exemplo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como garantir a produtividade da equipe no home office, você pode estar se questionando se a sua gestão de equipes e projetos está rodando 100%. Quando isso não acontece, a empresa começa a apresentar alguns sintomas. Pensando nisso, gostaríamos de te recomendar a leitura do nosso post sobre os 9 sinais de que a sua empresa está com problemas na gestão de projetos e equipes!

Você quer o seu time mais produtivo?


Assine o blog e acompanhe nossos melhores artigos sobre comunicação interna, gestão, liderança e produtividade.