Blog Intranett

Blog do software de gestão de projetos, tarefas, arquivos, pessoas e comunicação.

Liderança

Como ser um bom líder: 10 dicas para ter sucesso!

A liderança é um dos assuntos mais frequentes quando se trata da gestão de empresas. Desta forma, como ser um bom líder deve ser uma pesquisa recorrente para aqueles que estão à frente de uma equipe.

O líder, diferente do chefe, interage muito mais com os colaboradores, ajuda-os a se desenvolver levando-os ao crescimento. É também uma pessoa focada em driblar e motivar a equipe mesmo em tempos de crise.

Quer saber como ser um bom líder? Veja neste artigo 10 dicas para ser um líder de sucesso e seja o melhor, com excelentes resultados!

1. Tenha competência para liderar

Quer saber como ser um bom líder? Invista no seu desenvolvimento como um! Trabalhe o seu perfil e conquiste a competência necessária para estar à frente dos outros. Saiba como cada atividade e procedimento devem ser feitos e seja, inclusive, capaz de realizá-los!

Ser competente, nesse contexto, significa muito mais do que saber liderar. Para ser um bom líder é essencial conhecer o todo sendo necessário, para tanto, o investimento em qualificação profissional.

Essa qualificação pode ser tanto de experiência de vida, quanto aquela aprendida em cursos e treinamentos. Líderes podem ser pessoas novas ou com certo tempo de carreira e trajetória profissional, não há distinção.

O importante mesmo é saber como exercer a liderança de modo a cativar a todos os demais.

2. Transmita segurança para os demais

Sim, o líder precisa manter-se seguro a fim de transpassar essa imagem para todos os seus liderados. Esta segurança servirá como um alicerce para o desenvolvimento dos trabalhos e, portanto, deve ser sempre o seu objetivo.

Quer saber como ser um bom líder? Invista em tudo aquilo que possa lhe trazer segurança a respeito do negócio e de seu dia a dia.

Quanto mais você souber sobre a empresa e seus produtos e serviços, por exemplo, menores serão as suas dúvidas rotineiras. Nessas circunstâncias, evidentemente sua segurança fará toda a diferença para a equipe, que trabalhará mais motivada e confiante!

Diferentes organizações requerem diferentes investimentos de tempo e dedicação para uma completa aprendizagem. Para estar seguro, entretanto, é imprescindível aprimorar-se ao máximo.

3. Desenvolva um espírito empreendedor

Afinal, o que tem a ver liderança e empreendedorismo? Apesar de parecerem tópicos distintos, os conceitos são bastante correlatos sendo essencial ao líder ser também um bom empreendedor.

O empreendedor tem sua visão de futuro sempre focada, baseada em metas e objetivos bem definidos e delimitados. Ele está sempre apto a enfrentar os imprevistos e dificuldades que vem do mercado.

Um líder empreendedor reúne as melhores qualidades e características que rumam uma equipe para o crescimento. A inovação é uma das marcas deste tipo de liderança visto que no empreendedorismo não há espaço para estagnação.

Quer ser um líder de sucesso? Não abra mão de desenvolver, portanto, um espírito empreendedor, amplie sua visão e motive sua equipe a fazer o mesmo!

4. Trabalhe com a sua resiliência

Termo relativamente novo, a resiliência é uma das mais importantes qualidades procuradas nos profissionais, seja para cargos de liderança ou não. No dicionário a palavra é definida como “a capacidade de se recolocar e se adaptar a mudanças e má sortes”.

Mas, o que quer dizer tudo isso? Ser resiliente significa ser um profissional que não se deixa abater pelas dificuldades do dia a dia do trabalho. Se algo não deu certo hoje, dará amanhã! É como dizer para uma pessoa manter-se positiva mesmo em meio a períodos mais difíceis.

Líderes precisam ser resilientes. Não podem se deixar abater de modo algum. Se o líder não estiver motivado, quem estará dentro da equipe?

É sua tarefa, e também dever, lidar bem com crises e contratempos. Tudo isso sempre mantendo o controle, a calma, a paciência e, principalmente a segurança! Transparecer tais sentimentos ajudará a manter a equipe focada.

5. Dê valor aos compromissos

Outra dica importante tratando-se de liderança está relacionada ao compromisso. Você deseja que sua equipe trabalhe constantemente compromissada com as metas da empresa? Seja o primeiro a demonstrar a importância do compromisso!

Um bom líder sabe que é essencial que seus liderados trabalhem focados e bastante duro para que os resultados cheguem. Não assumir a mesma postura é um erro imensuravelmente grande que põe tudo a perder.

Quando nem mesmo o líder está compromissado chegando, por exemplo, atrasado ou não cumprindo suas obrigações básicas, todos se desmotivam. Afinal, espera-se de um líder a postura mais correta e exemplar possível, não é mesmo?

Portanto, quer por em prática essas dicas sobre como ser um bom líder? Comece praticando o compromisso com você, com sua equipe e com a empresa!

6. Invista na comunicação

Como ser um bom líder: invista na comunicação

A comunicação vai muito além de saber falar. Este processo, base para todo e qualquer negócio, requer uma maior profundidade para que se obtenham verdadeiramente bons resultados.

O mais básico exemplo dentro desse contexto é o de falar e ser compreendido. De nada adianta um belíssimo discurso se a mensagem do líder não está sendo eficientemente recebida. O texto pode ser bonito, rebuscado e gramaticalmente correto, porém se os liderados não compreenderem de nada adiantará.

Desta forma, investir na comunicação significa saber exatamente quais canais utilizar na hora de falar com a equipe. Qual o caminho mais eficaz para que a mensagem seja recebida, absorvida e posta em prática?

Nessa dica, muito mais do que adequar o uso da língua nesta transmissão é imprescindível trabalhar com os canais de comunicação. Seus liderados podem receber suas mensagens e comunicados por e-mail ou sua empresa pode investir na comunicação interna, por exemplo.

7. Aposte em bons relacionamentos

Uma das características mais básicas de um líder de sucesso é a capacidade de criar bons relacionamentos com todos ao redor. Seja a equipe, sejam os clientes, o líder é sempre capaz de obter bons resultados dessas relações.

Dando a devida importância a cada uma delas, saber conduzir bons relacionamentos é reconhecidamente uma habilidade. No mundo profissional, estando à frente de um grupo de pessoas, é um destaque a ser posto a favor do negócio.

Não há nada mais frio do que funcionários que não vivem um verdadeiro relacionamento com a empresa em que trabalham. Sem ele é difícil criar qualquer tipo de sentimento de compromisso e responsabilidade.

É dever do líder criar esses laços com os colaboradores incentivando-os sempre a fazer parte destes relacionamentos.

8. Respeite e integre toda a equipe de trabalho

Um bom líder respeita e integra toda a equipe

O líder está à frente de um grupo que pode tanto ser pequeno como grande. Nesse cenário é essencial, portanto, que saiba que o respeito deve ser o principal elo entre todos.

E, mais do que falar, é imprescindível demonstrar o verdadeiro respeito com os demais também.

Esse respeito é sentido no dia a dia em diversas tarefas e atividades. É respeitoso o líder integrar toda a equipe de trabalho, por exemplo, em um projeto, sem qualquer tipo de distinção.

Para saber como ser um bom líder lembre-se de buscar valores e características elementares.

9. Saiba delegar tarefas e explorar os talentos internos

Uma atividade de cunho pessoal do líder que define seu total sucesso ou fracasso é a delegação de tarefas. É bastante comum que pessoas sejam postas nesta função sem a devida qualificação e, nesses casos, há centralização de afazeres.

Um bom líder sabe usar o potencial de cada liderado a favor da empresa. Sabe que se determinado funcionário é experiente na realização de contratos, deve ser explorado nesse afazer e não em outro.

Para delegar corretamente cada uma das tarefas do negócio é importante ser um líder com capacidade em gestão de pessoas.

Conhecer a fundo o que cada colaborador tem a oferecer e respeitar seus conhecimentos e capacidades pessoais: Essa é uma das formas de ter melhores resultados!

10. Lidere sempre pelo exemplo

Por fim, uma das dicas mais valiosas sobre como ser um bom líder: Lidere sempre pelo exemplo!

O exemplo é um dos meios mais eficazes de fazer com que as pessoas se sintam influenciadas a algo. Cada liderado deve olhar para você desejando ser um reflexo seu. O que esta imagem reflete é fruto do que você, como líder, tem posto em prática.

Nesse contexto, evidentemente, podem se ver boas ou más condutas. Se a equipe está assumindo um posicionamento questionável, reveja como anda o seu papel de influenciador.

O líder de sucesso deve estar sempre pronto e disposto a formar novos líderes dentro da empresa. Portanto, procure desenvolver seus colaboradores valorizando aquilo que há de melhor neles, sem se preocupar que cresçam mais que você. Um verdadeiro líder deseja e busca o desenvolvimento e crescimento de todos os seus liderados.

Quer saber como ser um bom líder? Seja corajoso! Arrisque, valorize as críticas que são construtivas e mantenha-se sempre humilde. Lembre-se ainda de que é preciso gerenciar processos e coisas enquanto lidera pessoas!

Ser um líder de sucesso é uma tarefa árdua e ininterrupta. Comece a colocar todas as dicas dadas nesse artigo em prática e aproveite para comentar quais são as suas expectativas nesta busca sobre como ser um bom líder. Troque experiência com outros leitores e capacite-se ainda mais!

Deixe um Comentário