A comunicação na empresa é um processo realmente importante para que colaboradores e gestores trabalhem em conjunto. Seu objetivo, é claro, a busca incessante e ininterrupta por melhores resultados corporativos.
Comunicar é um dos maiores avanços da sociedade. A partir do momento em que os homens das cavernas começaram a proferir sinais e palavras, a humanidade passou a caminhar mais rapidamente.
Nesse contexto, hoje sabe-se ser possível organizar inúmeras situações graças a comunicação.
Desde guerras até ações estratégicas dentro de empresas, tudo pede e requer pela comunicação. É por isso que investir em processos comunicativos internos na empresa é um passo determinante para o sucesso do trabalho.
Se você tem buscado pelos passos que colaboram com essa melhoria veja tudo neste artigo. Aqui serão elencadas importantes informações e dicas sobre como levar o negócio ao crescimento. Portanto, continue lendo.
7 dicas sobre como melhorar a comunicação na empresa
1. Valorize a cultura organizacional
A valorização da cultura organizacional é um passo importante para quem deseja estimular e promover uma boa comunicação na empresa. É também o primeiro passo quando se questiona o que deve ser feito, por exemplo.
Sua busca é encontrar respostas que melhorem a forma como informações são repassadas e trocadas no ambiente corporativo. O respeito é um dos mais importantes itens a serem trabalhados dentro da cultura organizacional.
Valorizar o profissional que trabalha diariamente dentro do negócio é outro exemplo bastante simples dentro desse tópico. Para tanto, é importante investir em práticas que demonstrem o quanto cada membro é realmente valioso para o processo operacional.
Disseminar a cultura organizacional ajuda, entre outros pontos, a alinhar todos os colaboradores rumo a um mesmo objetivo. Também é possível fazer com que todos vistam a camisa da empresa dessa forma.
Sendo assim, incentive a comunicação na empresa de forma saudável, estabeleça este como um valor, como um objetivo interno. Valorize e dissemine a cultura organizacional para melhores resultados no convívio e na comunicação.
2. Abra espaço para a troca de ideais e informações
Quer barrar as fofocas no trabalho? Quer ver uma eficaz comunicação interna dentro da sua organização? Abra espaço para conversas sadias e trocas de informações que valham realmente a pena no ambiente corporativo!
Estimule também sua equipe a interagir e questionar. Lembre-os de fazer perguntas para você e para outros líderes.
As pessoas gostam e precisam conversar! Quando um gestor assume a postura de proibir conversas dentro de uma empresa, ele está na verdade incentivando ainda mais. De certa forma, a prática de boatos, conversinhas de canto e as famosas fofocas começam assim.
Os colaboradores não vão passar inúmeras horas sem se comunicar. É por isso mesmo que é importante motivar uma comunicação na empresa que seja segura, confiável e, sobretudo vantajosa. Ela deve melhorar o dia a dia de todos que estão trabalhando ali e não prejudicar.
Interação entre as partes, essa é a chave secreta. Para que a comunicação na empresa seja um recurso a favor do negócio e não um tipo de obstáculo ou empecilho, é realmente importante que ela exista. E isso de uma forma mais fortalecida e direcionada de modo a contribuir com a rotina organizacional.
3. Delegue atividades e tarefas com zelo
Outra dica importante tratando-se da comunicação na empresa é assumir uma postura de líder. Além de delegar as tarefas, explicar o porquê de cada etapa e qual é o objetivo final de um projeto contará bons pontos.
A prática do simplesmente mandar há muito tempo tem se mostrado como uma péssima escolha. Gestores que optam por esse tipo de conduta podem ver não só a comunicação ruir, mas também os bons resultados da equipe toda.
Você tem o costume de explicar o porquê na delegação de uma tarefa aos membros da sua equipe? Se sua resposta for negativa, repense! Comece a por tal atitude em prática e veja a comunicação na empresa sendo muito mais fortalecida.
Quando o grupo sabe o motivo pelo qual está trabalhando, cria laços que garantem uma boa realização de cada tarefa que lhe é passada. O compromisso é criado nesse contexto e todos passam a trabalhar em conjunto, a fim de alcançar um mesmo objetivo.
Aproveite para detalhar cada atividade e tarefa ao invés de apenas cobrar a sua execução. Forneça detalhes do que está sendo pedido e facilite o bom andamento das atividades.
Por fim, mostre por onde começar e terminar cada tarefa que foi proposta ao seu subordinado. Converse abertamente sobre os resultados que são esperados e assim a comunicação na empresa será fortalecida em resposta a boa delegação.
4. Elimine os ruídos na comunicação
Para ter uma comunicação na empresa amplamente favorável e eficaz é imprescindível acabar com qualquer tipo de ruído. Essas falhas comunicativas podem ser causadas por inúmeros problemas e não apenas por fofocas como muitos pensam.
São ruídos da comunicação a má interpretação, transmissão de mensagens incompletas, o uso de vocábulos diferentes dos conhecidos do receptor e etc. São muitos outros casos em que é perceptível os problemas na comunicação entre as partes!
Basicamente, todos os ruídos se relacionam a linguagem, ao local, ao canal e ao momento. Ambos os precursores da comunicação, tanto emissor quanto receptor, possuem algum tipo de culpa nas falhas que acontecem. Verdade também é que às vezes são situações externas que atrapalham tudo.
Para acabar com todas as falhas da comunicação na empresa a grande dica é usar cada um dos passos que já foram listados. Também é bom investir nos próximos para desfrutar dos bons resultados de um processo comunicativo eficiente.
5. Determine um canal oficial de comunicação na empresa
Qual é um dos motivos da criação de fofocas e desencontro de informações dentro do ambiente corporativo? Com certeza é a falta da instituição de um único e eficiente canal de comunicação da empresa!
Esse canal, que é claro, pode ser escolhido entre várias opções, deve ser oficial. Assim todos os membros e colaboradores da empresa devem ter acesso a ele. Desta forma é possível estar sempre de olhos abertos a qualquer nova veiculação.
Após determinar qual é o melhor canal oficial para o seu negócio, é importante comunicar a todos sobre ele. Aproveite para estipular as condutas na emissão de informações nesse momento.
Por exemplo, atualmente é comum ver empresas tentando utilizar grupos no aplicativo Whatsapp como canal comunicativo. Entretanto, o dia a dia faz com que alguns dos participantes comecem a usar indevidamente o canal. Assim desfavorece-se o uso para o qual foi realmente criado. Isso não pode acontecer.
6. Invista em um software potente
Nesse contexto, você já pode ter percebido que uma das melhores formas de alcançar o sucesso no âmbito da comunicação empresarial é um software. Este por sua vez deve ser avançado e completo a fim de satisfazer todas as metas e objetivos.
Ferramenta potencialmente capaz de reduzir e sanar as falhas e ruídos da comunicação, definir um sistema é um passo definitivo. Para movimentar todo o negócio investindo em qualidade, sincronismo e padronização é preciso encontrar um modelo capaz de sistema.
Através de um sistema intranet, por exemplo, é possível gerir projetos, pessoas e tarefas. Além de ser um ambiente seguro e confiável para armazenar dados, arquivos e muitos outros importantes recursos.
A partir de um bom software é possível ainda emitir comunicados ou até mesmo ter um espaço voltado apenas para a comunicação na empresa. Um exemplo disso são os murais de recados. Outra ferramenta interessante é o chat interno que agiliza o dia a dia dos negócios.
7. Trabalhe com feedback
Por fim, entre as muitas dicas que já foram faladas não poderia faltar a reafirmação da importância de trabalhar com um bom feedback. Esse deve vir tanto da equipe de trabalho quanto dos clientes.
Saber como cada situação do dia a dia está sendo encarada pela equipe, e quais são as perspectivas de cada um em relação ao trabalho, garantirá um aperfeiçoamento contínuo. Esse por sua vez é capaz de melhorar os resultados da empresa.
Trabalhe mais com as portas do escritório abertas! Não construa muros ou barreiras, mas pelo contrário, aposte alto na interação. Quanto maior a abertura dada aos colaboradores para tirar dúvidas, melhor será a comunicação no ambiente de trabalho.
Instigue o feedback. Explique para cada membro do grupo como é importante que eles se comuniquem e que expliquem seus sentimentos.
Quanto mais sincero o feedback da equipe, melhor o processo de comunicação na empresa.
Para começar todo este processo de melhoria da comunicação na empresa é importante fazer uma avaliação da situação atual. Como você classificaria o processo comunicativo pelo qual você e seus funcionários têm passado? Bom, médio ou ruim?
Seja qual for à resposta dada a esta pergunta saiba que é sempre possível melhorar. Investir na criação de um bom canal de comunicação, por exemplo, é uma das formas de obter melhores resultados.
Gostou das dicas dadas sobre como melhorar a comunicação na empresa para crescer? Aproveite para compartilhar essa publicação em suas redes sociais e ajude outros colegas a iniciar este processo junto a você.