A comunicação na empresa é um processo realmente importante para que colaboradores e gestores trabalhem em conjunto. Seu objetivo, é claro, a busca incessante e ininterrupta por melhores resultados corporativos.

Comunicar é um dos maiores avanços da sociedade. A partir do momento em que os homens das cavernas começaram a proferir sinais e palavras, a humanidade passou a caminhar mais rapidamente.

Nesse contexto, hoje sabe-se ser possível organizar inúmeras situações graças a comunicação.

Desde guerras até ações estratégicas dentro de empresas, tudo pede e requer pela comunicação. É por isso que investir em processos comunicativos internos na empresa é um passo determinante para o sucesso do trabalho.

Se você tem buscado pelos passos que colaboram com essa melhoria veja tudo neste artigo. Aqui serão elencadas importantes informações e dicas sobre como levar o negócio ao crescimento. Portanto, continue lendo.

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7 dicas sobre como melhorar a comunicação na empresa

Dicas sobre comunicação na empresa

1. Valorize a cultura organizacional

A valorização da cultura organizacional é um passo importante para quem deseja estimular e promover uma boa comunicação na empresa. É também o primeiro passo quando se questiona o que deve ser feito, por exemplo.

Sua busca é encontrar respostas que melhorem a forma como informações são repassadas e trocadas no ambiente corporativo. O respeito é um dos mais importantes itens a serem trabalhados dentro da cultura organizacional.

Valorizar o profissional que trabalha diariamente dentro do negócio é outro exemplo bastante simples dentro desse tópico. Para tanto, é importante investir em práticas que demonstrem o quanto cada membro é realmente valioso para o processo operacional.

Disseminar a cultura organizacional ajuda, entre outros pontos, a alinhar todos os colaboradores rumo a um mesmo objetivo. Também é possível fazer com que todos vistam a camisa da empresa dessa forma.

Sendo assim, incentive a comunicação na empresa de forma saudável, estabeleça este como um valor, como um objetivo interno. Valorize e dissemine a cultura organizacional para melhores resultados no convívio e na comunicação.

2. Abra espaço para a troca de ideais e informações

Quer barrar as fofocas no trabalho? Quer ver uma eficaz comunicação interna dentro da sua organização? Abra espaço para conversas sadias e trocas de informações que valham realmente a pena no ambiente corporativo!

Estimule também sua equipe a interagir e questionar. Lembre-os de fazer perguntas para você e para outros líderes.

As pessoas gostam e precisam conversar! Quando um gestor assume a postura de proibir conversas dentro de uma empresa, ele está na verdade incentivando ainda mais. De certa forma, a prática de boatos, conversinhas de canto e as famosas fofocas começam assim.

Os colaboradores não vão passar inúmeras horas sem se comunicar. É por isso mesmo que é importante motivar uma comunicação na empresa que seja segura, confiável e, sobretudo vantajosa. Ela deve melhorar o dia a dia de todos que estão trabalhando ali e não prejudicar.

Interação entre as partes, essa é a chave secreta. Para que a comunicação na empresa seja um recurso a favor do negócio e não um tipo de obstáculo ou empecilho, é realmente importante que ela exista. E isso de uma forma mais fortalecida e direcionada de modo a contribuir com a rotina organizacional.

3. Delegue atividades e tarefas com zelo

Outra dica importante tratando-se da comunicação na empresa é assumir uma postura de líder. Além de delegar as tarefas, explicar o porquê de cada etapa e qual é o objetivo final de um projeto contará bons pontos.

A prática do simplesmente mandar há muito tempo tem se mostrado como uma péssima escolha. Gestores que optam por esse tipo de conduta podem ver não só a comunicação ruir, mas também os bons resultados da equipe toda.

Você tem o costume de explicar o porquê na delegação de uma tarefa aos membros da sua equipe? Se sua resposta for negativa, repense! Comece a por tal atitude em prática e veja a comunicação na empresa sendo muito mais fortalecida.

Quando o grupo sabe o motivo pelo qual está trabalhando, cria laços que garantem uma boa realização de cada tarefa que lhe é passada. O compromisso é criado nesse contexto e todos passam a trabalhar em conjunto, a fim de alcançar um mesmo objetivo.

Aproveite para detalhar cada atividade e tarefa ao invés de apenas cobrar a sua execução. Forneça detalhes do que está sendo pedido e facilite o bom andamento das atividades.

Por fim, mostre por onde começar e terminar cada tarefa que foi proposta ao seu subordinado. Converse abertamente sobre os resultados que são esperados e assim a comunicação na empresa será fortalecida em resposta a boa delegação.

4. Elimine os ruídos na comunicação

Comunicação na empresa ruídos

Para ter uma comunicação na empresa amplamente favorável e eficaz é imprescindível acabar com qualquer tipo de ruído. Essas falhas comunicativas podem ser causadas por inúmeros problemas e não apenas por fofocas como muitos pensam.

São ruídos da comunicação a má interpretação, transmissão de mensagens incompletas, o uso de vocábulos diferentes dos conhecidos do receptor e etc. São muitos outros casos em que é perceptível os problemas na comunicação entre as partes!

Basicamente, todos os ruídos se relacionam a linguagem, ao local, ao canal e ao momento. Ambos os precursores da comunicação, tanto emissor quanto receptor, possuem algum tipo de culpa nas falhas que acontecem. Verdade também é que às vezes são situações externas que atrapalham tudo.

Para acabar com todas as falhas da comunicação na empresa a grande dica é usar cada um dos passos que já foram listados. Também é bom investir nos próximos para desfrutar dos bons resultados de um processo comunicativo eficiente.

5. Determine um canal oficial de comunicação na empresa

Qual é um dos motivos da criação de fofocas e desencontro de informações dentro do ambiente corporativo? Com certeza é a falta da instituição de um único e eficiente canal de comunicação da empresa!

Esse canal, que é claro, pode ser escolhido entre várias opções, deve ser oficial. Assim todos os membros e colaboradores da empresa devem ter acesso a ele. Desta forma é possível estar sempre de olhos abertos a qualquer nova veiculação.

Após determinar qual é o melhor canal oficial para o seu negócio, é importante comunicar a todos sobre ele. Aproveite para estipular as condutas na emissão de informações nesse momento.

Por exemplo, atualmente é comum ver empresas tentando utilizar grupos no aplicativo Whatsapp como canal comunicativo. Entretanto, o dia a dia faz com que alguns dos participantes comecem a usar indevidamente o canal. Assim desfavorece-se o uso para o qual foi realmente criado. Isso não pode acontecer.

6. Invista em um software potente

Software para comunicação na empresa

Nesse contexto, você já pode ter percebido que uma das melhores formas de alcançar o sucesso no âmbito da comunicação empresarial é um software. Este por sua vez deve ser avançado e completo a fim de satisfazer todas as metas e objetivos.

Ferramenta potencialmente capaz de reduzir e sanar as falhas e ruídos da comunicação, definir um sistema é um passo definitivo. Para movimentar todo o negócio investindo em qualidade, sincronismo e padronização é preciso encontrar um modelo capaz de sistema.

Através de um sistema intranet, por exemplo, é possível gerir projetos, pessoas e tarefas. Além de ser um ambiente seguro e confiável para armazenar dados, arquivos e muitos outros importantes recursos.

A partir de um bom software é possível ainda emitir comunicados ou até mesmo ter um espaço voltado apenas para a comunicação na empresa. Um exemplo disso são os murais de recados. Outra ferramenta interessante é o chat interno que agiliza o dia a dia dos negócios.

7. Trabalhe com feedback

Por fim, entre as muitas dicas que já foram faladas não poderia faltar a reafirmação da importância de trabalhar com um bom feedback. Esse deve vir tanto da equipe de trabalho quanto dos clientes.

Saber como cada situação do dia a dia está sendo encarada pela equipe, e quais são as perspectivas de cada um em relação ao trabalho, garantirá um aperfeiçoamento contínuo. Esse por sua vez é capaz de melhorar os resultados da empresa.

Trabalhe mais com as portas do escritório abertas! Não construa muros ou barreiras, mas pelo contrário, aposte alto na interação. Quanto maior a abertura dada aos colaboradores para tirar dúvidas, melhor será a comunicação no ambiente de trabalho.

Instigue o feedback. Explique para cada membro do grupo como é importante que eles se comuniquem e que expliquem seus sentimentos.

Quanto mais sincero o feedback da equipe, melhor o processo de comunicação na empresa.

Para começar todo este processo de melhoria da comunicação na empresa é importante fazer uma avaliação da situação atual. Como você classificaria o processo comunicativo pelo qual você e seus funcionários têm passado? Bom, médio ou ruim?

Seja qual for à resposta dada a esta pergunta saiba que é sempre possível melhorar. Investir na criação de um bom canal de comunicação, por exemplo, é uma das formas de obter melhores resultados.

Gostou das dicas dadas sobre como melhorar a comunicação na empresa para crescer? Aproveite para compartilhar essa publicação em suas redes sociais e ajude outros colegas a iniciar este processo junto a você.

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