Quem procura implantar uma gestão de projetos ao seu negócio é porque tem encontrado alguns problemas (significativos) no dia a dia. Tais pedras no caminho geram reflexos de diversas ordens ao negócio, o que pede por mudanças quando a situação aperta.
No entanto, ainda é comum que muitas empresas não tenham conhecimento sobre a gestão de projetos e tudo o que ela pode transformar. Da qualidade na rotina da equipe até uma melhor precificação, os benefícios desse tipo de gestão são vários. E nós já avisamos: quem conhece e implanta de maneira adequada não abandona jamais!
Quer saber como a gestão de projetos pode transformar o seu negócio? Nós preparamos um post com 6 benefícios para você ficar por dentro. Confira!
6 benefícios da gestão de projetos
1) Te ajuda a ganhar tempo
Quem disse que tempo é dinheiro não estava errado, né? Uma gestão de projetos bem realizada possibilita a otimização do tempo da equipe, o que gera mais tempo para a realização de mais atividades ou, então, de atividades com mais qualidade — e isso sim é capaz de trazer lucros ao negócio.
Na gestão de projetos, é possível identificar os pontos onde o tempo está se perdendo e reverter o cenário. Além disso, uma rotina de trabalho organizada — outra vantagem da gestão de projetos — também gera equipes mais produtivas.
2) Reduz custos
Muitas das queixas que se ouve de gestores estão relacionadas a não saber com detalhes onde e quanto a equipe emprega de esforços no dia a dia. Isso pode resultar em uma situação na qual seu time não está atingindo a potência máxima. Os motivos para isso podem ser vários, mas o importante mesmo é saber identificar se isso está acontecendo.
Uma ferramenta de gestão de projetos, por exemplo, pode te ajudar e observar quanto tempo cada equipe (ou membro dela) gasta em cada tarefa ou projeto. Ter esse panorama pode te ajudar a fazer otimizações e remanejamentos, garantindo que cada funcionário esteja trabalhando em condições nas quais realmente pode dar o seu melhor.
3) Melhora a qualidade do produto
Quando os processos da sua empresa estão bem organizados e a gestão de projetos está rodando bem, a qualidade das suas entregas inevitavelmente aumenta. Por quê? Por conta da organização e do planejamento.
Tudo o que é feito com atenção, cuidado e planejamento em suas etapas tem grandes chances de sair com qualidade. Quando a equipe sabe exatamente quais passos seguir de quando entra uma tarefa até a sua entrega, você conquista previsibilidade no processo, o que diminui a margem para erros por prever problemas com antecedência.
4) Prevê riscos
Como dissemos, a gestão de projetos é uma prática que prevê riscos. A base para uma boa gestão de projetos é pautada muito na gestão de processos. Dessa forma, quando você sabe — e coloca em prática — quais são as etapas envolvidas na entrega de cada serviço que você vende, você tem um caminho mapeado que te ajuda a identificar onde podem ocorrer problemas.
Sabendo disso, é muito fácil evitar que eles aconteçam e, caso isso não seja possível, saber exatamente o que fazer quando eles estourarem. Tudo isso pelo simples fato de que você está caminhando em território conhecido.
5) Evidencia gargalos
Uma coisa é fato: a gestão de projetos é uma excelente ferramenta para o aprimoramento do trabalho. Isso porque, quando você tem processos bem estabelecidos, quando algum problema surge é muito fácil identificar onde ele está ocorrendo. E mais: isso ajuda a ver a frequência de ocorrência dos problemas, tornando possível a identificação de pontos de gargalo.
Sem a gestão de projetos, é comum que gestores sequer saibam quando os problemas acontecem; quem dirá em que etapa eles ocorrem. Saber quando alguma atividade trava e onde ela freia permite que você saiba onde e como agir para evitar que esse cenário seja recorrente.
6) Auxilia em uma melhor precificação do serviço
Esse ponto faz os olhos de vários gestores brilharem. Você sabe qual é o custo do que você vende? Quantas horas a sua equipe despende em cada atividade e quanto isso custa ao bolso da sua empresa? Quem não sabe detalhes como esses com certeza corre sérios riscos de estar pagando para trabalhar.
Isso porque é um tiro no escuro precificar adequadamente produtos e serviços sem saber o básico “custo + lucro = preço final”. Esse é um dos motivos que frequentemente levam empresas a alcançarem o vermelho e, lá na frente, a falência.
Agora que você já sabe como a gestão de projetos pode tocar em pontos importantes para a transformação do seu negócio, que tal conhecer o Intranett, a ferramenta de gestão de projetos que vai colocar ordem na sua empresa?