A modernização das empresas passa, sem dúvida alguma, pelo estabelecimento da gestão de desempenho. Considerada como uma chave pela escola atual de administração, aplicar o capital humano, estimulando seu desempenho, é uma tarefa importantíssima!
Você deseja melhorar os resultados do seu negócio a partir de uma equipe de alta performance? Está pronto para encarar mudanças estratégicas que tem por objetivo elevar os resultados da organização como um todo?
Quer isso tudo e muito mais sem ter que investir pesado ou mexer na estrutura da empresa?
Descubra neste artigo como é possível usar a gestão de desempenho a favor da empresa e veja como elevar o nível profissional de toda a equipe a partir de técnicas certeiras. Entenda porque a modernidade pede por esta metodologia tão voltada e focada no pessoal, e coloque tudo em prática já!
O que é Gestão de Desempenho?
Antes de falar sobre o porquê da gestão de desempenho ser tão importante para as empresas, é imprescindível defini-la. Conhecida também como gestão de performance, essa metodologia pode ser aplicada a inúmeros objetivos que, inclusive, colaboram com sua definição.
Por exemplo, se o objetivo da empresa é elevar o potencial da equipe, dá-se o nome de gestão de desempenho de uma equipe. Se essa busca tiver como foco um único colaborador, seria gestão de desempenho de um colaborador e assim por diante.
Dentro da área de Recursos Humanos, esse tipo de gestão é uma importante ferramenta na busca por um melhor aproveitamento profissional. O capital humano, sem dúvida, é o mais potente e eficaz entre todos os recursos de uma empresa. Sem ele, não há meios de se conquistar a maior parte dos objetivos, daí a sua total importância.
Com a gestão de desempenho é possível que os colaboradores estejam mais próximos de seus líderes. Juntos, a partir de alguns dos pilares desse modelo de gestão, é viável melhorar resultados e também motivar o crescimento.
Agora, você sabia que apenas 8% das empresas consideram que seus processos de gestão de desempenho realmente melhoram a performance da equipe?
Veja os dados revelados por uma pesquisa promovida pela Deloitte Human Capital, na imagem a seguir:
Você quer ser parte dessa minoria ou estar entre a maioria que não atinge bons resultados com tal metodologia? Com certeza você deseja fazer parte do grupo que consegue melhorar o nível profissional e por isso mesmo você precisa continuar lendo!
Veja a seguir quais são as vantagens da gestão de desempenho e confira a sua importância para a rotina empresarial.
Vantagens da Gestão de Desempenho
São muitas as vantagens para a empresa que trabalha com a gestão de desempenho, entretanto, entre todas elas, destacam-se três. Elas estão elencadas a seguir e apresentam inúmeros benefícios intrínsecos. Acompanhe:
1. Aumento da produtividade
A empresa quer e precisa produzir. Aumentar a produtividade é sinal de que o mercado vai bem, que o negócio está crescendo e que há espaço.
É importante ressaltar que há diferentes maneiras de aumentar a produtividade em um negócio. É possível, por exemplo, crescer fisicamente expandindo o tamanho do prédio, comprar novas máquinas ou ainda contratar mais pessoas.
Entretanto, a partir da gestão de desempenho o foco principal é o de trazer esse aumento a partir dos mesmos meios. Utilizando o capital humano de modo mais assertivo é completamente possível melhorar os números da empresa!
2. Redução de custos
Outra grande vantagem da gestão de desempenho é a redução dos custos gerais do negócio. Quando se emprega bem o capital humano, diminuem-se as falhas e aproveitam-se melhor as oportunidades.
Quanto maior o empenho do seu colaborador, melhores serão os resultados e menores os custos. É, portanto, uma matemática inversamente proporcional e totalmente benéfica para o negócio.
Mais uma entre as inúmeras vantagens da aplicação da gestão de desempenho na empresa.
3. Alcance dos objetivos estratégicos
Por fim, é claro, não tem como falar nas vantagens desse modelo de gestão sem citar que a partir dele é muito mais fácil e simples atingir objetivos.
Quando todos os colaboradores trabalham focados, empenhando o melhor e o máximo de si, um maior número de objetivos se concretiza.
Sendo assim, investir na gestão de desempenho é a alternativa para melhorar a comunicação empresarial e diminuir ruídos, por exemplo. Moldando situações e redirecionando cada uma delas para a concretização dos objetivos do negócio, é claro.
Quem é responsável por implantar a Gestão de Desempenho na empresa?
Que a gestão de desempenho é importante todos já sabem. Entretanto, corriqueiramente existe a dúvida de a quem cabe tal missão. Seria função de um profissional ou então de um setor?
Geralmente é dever do setor de Recursos Humanos e seus responsáveis direcionar a gestão de desempenho com foco no pessoal. Sendo o coração da empresa, o RH já conhece os colaboradores e sabe como traçar metas e objetivos específicos para eles.
Além do mais, o plano de desempenho pode ser mostrado e explicado para cada novo colaborador, ainda nos primeiros dias. Quanto antes o funcionário conhecer e aderir a este modelo de negócio, mais rapidamente obterá bons resultados. E lembrando que cada bom resultado individual, melhora a empresa como um todo.
Em empresas de porte menor, como nas pequenas e médias, por exemplo, também é possível aderir a essa gestão. Nestes casos, o líder ou o gestor/administrador do negócio poderá assumir o cargo empenhando todas as suas atividades.
5 dicas para implantar a Gestão de Desempenho
1. Engaje todos os gestores
Na hora de implantar a gestão de desempenho é imprescindível que todos os gestores estejam engajados no projeto. Para dar certo é essencial que eles apoiem e participem de todas as etapas junto com os demais colaboradores.
Vale ressaltar ainda que cada líder também colaborará com a participação de um grupo diferente dentro do negócio. Portanto, antes de iniciar as demais etapas lembre-se de primeiramente seguir esta dica.
2. Conte com a ajuda do TI
Para otimizar o projeto é essencial que você conte com a ajuda de um profissional de TI. Para o desenvolvimento de um novo recurso, ou até mesmo uma nova ferramenta.
Se a sua empresa não tiver um desses profissionais propriamente dito, lembre-se de que é possível contar com agências especializadas. Alguns sistemas e softwares, por exemplo, devem ser utilizados para integrar as ações, sobretudo usadas pelo departamento de Recursos Humanos.
3. Defina todos os objetivos
O que você espera alcançar com a implantação da gestão de desempenho? Quais são os objetivos gerais da empresa e de cada funcionário com o aumento e melhoria da performance?
A equipe deve traçar objetivos e encontrar formas para realmente alcançá-los. A partir dessa definição é possível, portanto, elencar degrau por degrau na lista de todas essas metas.
4. Envolva sempre os colaboradores
O crescimento profissional passa necessariamente pelo envolvimento direto de cada colaborador com o seu projeto geral. As ferramentas de gestão de desempenho nada fazem sozinhas, por isso é impreterivelmente importante que os funcionários vistam a camisa da empresa!
Para estimular uma melhor performance entre os colaboradores é necessário ouvi-los. Saber o que os motiva, o que possibilita um trabalho com mais garra, entre outras questões que colaboram com tudo isso.
5. Capacite e treine colaboradores e gestores
Por fim, é realmente importante treinar todos os envolvidos. Sejam os colaboradores, ou até mesmo os gestores. A capacitação é um passo essencial para que todos fiquem alinhados. Daí a importância em reunir forças da equipe para modificar os resultados de todo o negócio!
Outro ponto importante é investir em um processo transparente. O feedback é um dos principais fatores que colaboram diretamente com as melhorias internas. Escute a todos. Desde os funcionários de chão de fábrica até de alto escalão.
Veja também como melhorar a comunicação na empresa!
Como se vê, implantar uma boa gestão de desempenho é uma das etapas essenciais para otimizar e profissionalizar a empresa. Portanto, se o que você busca é aumentar a performance da equipe, investir nesse modelo é sem dúvidas a melhor opção.
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