Um estudo da Universidade de Harvard, publicado pelo professor David Deming, revelou que as habilidades sociais estão cada vez mais valorizadas no mercado. Entre elas, trabalhar em equipe é a mais indispensável de todas no cenário empresarial atual!

Segundo a pesquisa, trabalhos que exigem interação humana estão crescendo em comparação com funções mais técnicas, que sofrem com a decadência. De acordo com o autor, estas vagas não poderão ser ocupadas por robôs, mas apenas por pessoas com habilidades como flexibilidade, empatia, comunicação e muitas outras.

Embora o levantamento tenha levado em conta os dados norte-americanos, entre 1980 e 2012, é justo considerar esse aumento a nível mundial. O que reforça a importância de aprender a trabalhar em equipe e desenvolver habilidades pertinentes a essa função.

Não importa se você é um líder, um gestor ou um funcionário de chão de fábrica, precisa aprender a trabalhar em grupo. Caso contrário estará devassado no mercado e corre o risco de perder seu posto para pessoas mais “sociáveis”.

Veja neste post as dicas e cuidados para trabalhar em equipe sendo eficaz, de modo a atingir as metas e resultados. Confira como contar com essa habilidade incrível na sua equipe ou no seu próprio currículo!

Incentivando o trabalho em equipe

Incentivos para trabalhar em equipe

Tudo começa com o importante papel do líder em relação ao trabalho em equipe. O gestor precisa motivar a colaboração através de suas palavras e atitudes, o que nem sempre acontece na maioria das empresas.

Às vezes, mesmo sem saber, o próprio líder sabota seus liderados na hora de trabalhar em equipe. Seja pela competitividade exagerada, falta de reconhecimento ou autoritarismo, um líder ruim pode impedir que o trabalho em equipe flua naturalmente.

Sendo assim, comece por adaptar o seu papel como líder frente do seu time. Busque incitá-los a trabalhar em equipe e valorize esse posicionamento de cada indivíduo. Veja algumas dicas para atuar como incentivador do trabalho em equipe em sua empresa.

Conheça a sua equipe

A diversidade das pessoas é o que mais enriquece uma equipe de trabalho. São diferentes gêneros, idades, expertises e por aí vai. Essa riqueza de diferenças ajuda a conseguir novas ideias e tornar o projeto único, mas é preciso saber aproveitá-la.

Identifique o perfil de cada membro de sua equipe, suas habilidades e pontos fracos. Em seguida, busque aproveitar todo o potencial do colaborador no projeto. Em outras palavras, delegue as tarefas certas para as pessoas certas.

Exemplo: Se João é ótimo com números, mas é introvertido e não tem muitas habilidades de comunicação, coloque-o para trabalhar com a mensuração de dados, por exemplo. Já a Maria que é mais extrovertida, que tal encarregá-la de gerenciar o projeto ou interagir direto com o cliente?

Valorize cada indivíduo

Dale Carnegie, um especialista em liderança, alerta à necessidade de fazer as pessoas se sentirem importantes. Esse princípio foi revelado em seu Best-seller “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Segundo o autor, é preciso reforçar a importância de cada indivíduo para que ele faça aquilo que você deseja. Essa é uma lição importante para os líderes e uma ótima forma de incitar seus colaboradores a trabalharem em equipe.

Mostre que cada membro possui um papel importante no projeto e é tão essencial quanto os outros. Elogie as habilidades de cada um abertamente e deixe claro que a empresa precisa deles para tocar o projeto.

As pessoas já se sentem superiores na maioria das vezes, mas, quando damos essa importância a elas, ficam mais dispostas a colaborar. Quanto mais indispensável for o colaborador à equipe, mais comprometido e disposto ele estará.

Aprenda a administrar conflitos

Quando pessoas diferentes vivem em conjunto é normal surgirem conflitos. A discordância não é algo ruim, apenas quando ela parte para as discussões sem sentido, por exemplo. Logo, aprenda a administrar conflitos como líder da equipe.

Procure manter os ânimos calmos e sempre chegar a um consenso. Incentive a equipe a trocar ideias de forma saudável e amigável. Isso pode ser difícil no início, mas com o passar do tempo fica mais fácil trabalhar em equipe.

Defina um objetivo

Tenha em mente que cada pessoa tem os seus próprios objetivos e metas, mesmo quando está trabalhando em conjunto. Umas podem querer aumento de salário, outras uma promoção e, talvez, um número muito pequeno de colaboradores se importe diretamente com o projeto.

Um bom líder precisa encontrar uma intersecção entre os desejos de cada membro da equipe e conectá-los com o objetivo do grupo. Ou seja, o objetivo comum que conecta todas as pessoas entre si e com a atividade que deve ser feita.

Mostre como o trabalho em equipe pode ajudar a cada um cumprir seu objetivo. Assim eles estarão mais dispostos a colaborar e dar o seu máximo.

5 habilidades para trabalhar em grupo

Habilidades para trabalhar em equipe

Além do papel do líder, as habilidades dos colaboradores também são importantes na hora de trabalhar em equipe. Para que o projeto aconteça e traga os melhores resultados, é preciso escolher as pessoas certas para executá-lo.

Por sorte, o trabalho em grupo deixa algumas pistas que podem ser usadas para formar uma equipe de sucesso. Veja as habilidades indispensáveis que você e seus liderados precisam desenvolver, para que o trabalho em grupo aconteça.

1. Comunicação clara e eficaz

A comunicação é uma etapa importante de qualquer projeto ou trabalho em equipe. Desenvolver uma comunicação clara, objetiva e eficaz é indispensável para quem deseja trabalhar em equipe.

Afinal, se você não consegue expressar as suas ideias é difícil fazer as pessoas concordarem com você, não é mesmo? Sendo assim, fique de olho na sua comunicação e garanta que ela esteja adequada para cada pessoa do grupo.

Vale destacar que uma boa comunicação não significa apenas falar bem, isso é importante mas não basta. Um comunicador efetivo deve ser entendido pelos demais e também precisa desenvolver a habilidade de ouvir mais e falar menos.

2. Proatividade frente aos desafios

Trabalhar em equipe exige responsabilidade e proatividade. É tomar as rédeas das circunstâncias e fazer acontecer, não apenas esperar pelo melhor momento. É claro que o projeto terá um líder definido, mas todos no grupo precisam andar com as suas próprias pernas.

É comum que alguns membros se “escorem” na equipe durante um trabalho em grupo. Essa atitude gera sobrecarga de funções em determinados membros e compromete o avanço do projeto.

Então, desenvolva sua independência para executar funções e tomar decisões importantes, quando necessário. Caso seja o líder, dê liberdade e confiança para seus colaboradores também agirem dessa forma. Com isso, você evita perder tempo com coisas pequenas que podem ser resolvidas facilmente.

3. Respeito com as diferenças

Você não é melhor e nem pior que ninguém, é apenas diferente. O mesmo acontece com cada indivíduo do grupo. O respeito às diferenças deve imperar para que seja possível trabalhar em equipe de forma saudável e produtiva.

Aprenda a ouvir as outras pessoas, reconhecer quando está errado e acatar novas sugestões. Nem sempre o seu ponto de vista é o melhor, acostume-se a lidar com isso. Quando a diversidade é respeitada e valorizada na equipe, conseguimos aproveitar novas ideias da melhor forma possível.

As pessoas que não sabem lidar com diferenças acabam sendo isoladas do restante do grupo e não recebem uma boa fama. Sendo assim, aprenda a respeitar o outro e valorize o que cada membro pode fazer pelo grupo.

4. Planejamento e organização

A falta de planejamento e organização leva qualquer projeto ou atividade para o buraco. Além do planejamento geral do trabalho, cada membro deve se organizar para desenvolver o seu papel dentro da equipe.

Quando uma pessoa falha, todos falham juntos. Se um colaborador atrasa sua parte no projeto, todas as outras peças ficarão comprometidas. Lembre-se que trabalhar em equipe é como montar um quebra cabeça e todas as peças precisam se encaixar para chegar ao resultado final.

O que acontece quando uma parte do quebra cabeça é perdida ou danificada? Simplesmente não é possível montá-lo, não é? O mesmo acontece com o trabalho em equipe. Todos os integrantes precisam fazer a sua parte e contribuir com o projeto.

5. Comprometimento com prazos e pessoas

Comprometimento é uma habilidade indispensável para trabalhar em equipe, tanto em relação às pessoas como no projeto em si. Se você não puder se comprometer com a equipe e com o trabalho que deve ser desenvolvido, simplesmente não é capaz de trabalhar em grupo.

Isso acontece, pois a confiança é uma peça fundamental do trabalho em equipe. É a mesma coisa que vimos no tópico anterior, como integrante de um quebra cabeça você deve se sentir parte dele.

Só assim o trabalho em equipe pode fluir e atingir o seu ápice. Logo, prepare-se para se comprometer com a sua equipe e cumprir a sua parte no projeto. No entanto, isso não quer dizer que deve fazer a sua parte e pronto. Comprometer-se também significa ajudar aos outros quando necessário e lutar pela coletividade para atingir o resultado final.

E aí, você tem as habilidades necessárias para trabalhar em equipe? Já começou a desenvolver seus liderados para cumprirem metas? Use essas dicas para alcançar seus objetivos através do trabalho em equipe.

Para receber mais dicas sobre como trabalhar em equipe, produtividade e liderança inscreva-se na Newsletter do Blog. Fique por dentro de todas as novidades sobre esses e outros temas!

Você quer o seu time mais produtivo?


Assine o blog e acompanhe nossos melhores artigos sobre comunicação interna, gestão, liderança e produtividade.