Comunicar-se é a chave para grandes sucessos — muitos dizem. O poder da comunicação é tanto que essa é a base da terapia de casais, por exemplo; psicólogos dizem que o grande motivo que leva muitos casamentos ao divórcio é justamente a falta de comunicação. Mas precisamos te dar um recado muito importante: não é só o seu casamento que pode chegar ao fim por falta de conversa — a sua empresa também.

A comunicação interna é uma prática muito importante no mundo dos negócios, mas que não recebe o valor que merece. Um motivo para isso talvez seja o fato de que muitos consideram a comunicação uma prática tão básica que não reconhecem a importância de uma técnica para isso. E se você perguntar a algum gestor se há comunicação interna em sua empresa, ele com certeza responderá que sim quando na verdade nem sabe exatamente o que é isso.

O resultado? Uma série de problemas que muitos sequer imaginam que a origem mora justamente nos processos de comunicação com a equipe. Desconfia de que está tendo desafios com isso? Nós separamos 6 reflexos perigosos que uma comunicação interna ruim tem na sua empresa e você confere todos eles neste post! Ficou interessado? Então continue a leitura!

6 reflexos perigosos que uma comunicação interna ruim tem na sua empresa

1) Informações que se perdem

Você sente que está frequentemente em uma brincadeira de telefone sem fio com a sua equipe? É comum que você repasse uma mensagem e ela chegue a quem precisa de uma forma totalmente diferente daquela que você informou? Se sim, com certeza há um problema de comunicação interna com a sua gestão.

Nesses casos, é muito comum a realização de tarefas sem detalhes importantes porque o responsável pela entrega simplesmente não os recebeu. E o que isso gera? Retrabalho, o que ninguém gosta — inclusive o seu bolso.

2) Funcionários desmotivados

Uma das funções de uma boa comunicação interna é gerar engajamento entre funcionários. Engana-se quem pensa que um trabalho é composto apenas pelo tempo despendido no desenvolvimento e, posteriormente, sua entrega. O que nós podemos te dizer é: demandas realizadas dessa maneira apresentam qualidade muito inferior do que aquelas que são feitas com base no trabalho de uma equipe engajada.

Feedbacks são extremamente importantes em qualquer departamento dentro de uma empresa (até mesmo você, gestor, precisa de feedbacks!). Funcionários se desmotivam nos detalhes — às vezes, nem você e nem eles percebem que estão desmotivados. Mas, nesse caso, quem entrega a situação é a qualidade das atividades.

3) Aumento dos gastos

Como já dissemos acima, a falta de uma boa comunicação interna é a maior causadora de retrabalhos. E quando uma tarefa precisa ser refeita (não se engane: mesmo as menores alterações demandam tempo) o custo dela é praticamente dobrado, o que significa menos lucro no projeto.

Tempo é dinheiro e nós não estamos dizendo que você deve pressionar sua equipe cada vez mais para que ela produza insanamente. Em muitas empresas, só o fato de eliminar refações já é capaz de aumentar a produtividade da equipe.

4) Contratações erradas

Quando você não se comunica com a sua equipe, você não tem contato com o dia a dia dela — muito menos com o perfil de cada trabalhador. Se você não conhece de perto os profissionais que trabalham para você, suas características e sua personalidade de trabalho, fica muito difícil saber dizer o que dá certo e o que não dá no cotidiano. E na hora de contratar um novo profissional, você saberá o que procurar — e, mais importante ainda, do que fugir?

Contratações erradas geram um gasto enorme, tanto com relação aos custos diretos quanto com o prejuízo na produtividade da empresa. Experimente se aproximar mais dos seus colaboradores e você verá, em pouco tempo, como será capaz de traçar perfis de profissionais com muito mais facilidade.

5) Dificuldade para delegar tarefas

Não é raro encontrar gestores cujo lema é: faço tudo sozinho porque ninguém saberá fazer melhor do que eu.  De fato: 1) se você não souber se comunicar direito na hora de passar o que está na sua cabeça para a cabeça do seu funcionário, é impossível mesmo; 2) se você não confia no seu time, realmente, fica difícil repassar demandas. E tudo isso é fruto do quê? De uma comunicação interna deficiente.

Isso faz com que você centralize cada vez mais as tarefas e tenha cada vez mais dificuldade em delegar funções. No final, você acabará sobrecarregado, exausto e o pior: dificilmente um trabalho bem feito sairá desse contexto.

Uma dica boa: um software de gestão de tarefas pode te ajudar a se sentir mais seguro na missão de delegar tarefas. Isso porque nele você organiza as tarefas de maneira planejada e registra todas as informações importantes referentes àquela demanda, além de atribuir os respectivos responsáveis e anexar os arquivos necessários. Também é possível estipular prazos e garantir que as entregas vão ser realizadas dentro do tempo previsto!

6) Atraso nas entregas

Os prazos são grandes vilões de muitas equipes. Em algumas, inclusive, o atípico é conseguir entregar demandas dentro do prazo. Todos nós sabemos que essa não é uma prática saudável, né? É prejudicial tanto para a sua equipe, quanto para a sua empresa e para o seu cliente.

Quando a comunicação com o time é ineficiente, as entregas são afetadas — seja por problemas de refação ou de desencontro de informações.

Agora que você já sabe alguns dos reflexos que uma comunicação interna ruim pode ter (e você talvez até tenha reconhecido alguns na sua empresa), que tal descobrir agora o segredo de agências que melhoraram a gestão de tempo e custo?

Você quer o seu time mais produtivo?


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