Blog Intranett

Blog do software de gestão de projetos, tarefas, arquivos, pessoas e comunicação.

Produtividade

Trabalhar em Equipe: dicas e cuidados para cumprir metas com sucesso!

Um estudo da Universidade de Harvard, publicado pelo professor David Deming, revelou que as habilidades sociais estão cada vez mais valorizadas no mercado. Entre elas, trabalhar em equipe é a mais indispensável de todas no cenário empresarial atual!

Segundo a pesquisa, trabalhos que exigem interação humana estão crescendo em comparação com funções mais técnicas, que sofrem com a decadência. De acordo com o autor, estas vagas não poderão ser ocupadas por robôs, mas apenas por pessoas com habilidades como flexibilidade, empatia, comunicação e muitas outras.

Embora o levantamento tenha levado em conta os dados norte-americanos, entre 1980 e 2012, é justo considerar esse aumento a nível mundial. O que reforça a importância de aprender a trabalhar em equipe e desenvolver habilidades pertinentes a essa função.

Não importa se você é um líder, um gestor ou um funcionário de chão de fábrica, precisa aprender a trabalhar em grupo. Caso contrário estará devassado no mercado e corre o risco de perder seu posto para pessoas mais “sociáveis”.

Veja neste post as dicas e cuidados para trabalhar em equipe sendo eficaz, de modo a atingir as metas e resultados. Confira como contar com essa habilidade incrível na sua equipe ou no seu próprio currículo!

Incentivando o trabalho em equipe

Incentivando o trabalho em equipe

Tudo começa com o importante papel do líder em relação ao trabalho em equipe. O gestor precisa motivar a colaboração através de suas palavras e atitudes, o que nem sempre acontece na maioria das empresas.

Às vezes, mesmo sem saber, o próprio líder sabota seus liderados na hora de trabalhar em equipe. Seja pela competitividade exagerada, falta de reconhecimento ou autoritarismo, um líder ruim pode impedir que o trabalho em equipe flua naturalmente.

Sendo assim, comece por adaptar o seu papel como líder frente do seu time. Busque incitá-los a trabalhar em equipe e valorize esse posicionamento de cada indivíduo. Veja algumas dicas para atuar como incentivador do trabalho em equipe em sua empresa.

Conheça a sua equipe

A diversidade das pessoas é o que mais enriquece uma equipe de trabalho. São diferentes gêneros, idades, expertises e por aí vai. Essa riqueza de diferenças ajuda a conseguir novas ideias e tornar o projeto único, mas é preciso saber aproveitá-la.

Identifique o perfil de cada membro de sua equipe, suas habilidades e pontos fracos. Em seguida, busque aproveitar todo o potencial do colaborador no projeto. Em outras palavras, delegue as tarefas certas para as pessoas certas.

Exemplo: Se João é ótimo com números, mas é introvertido e não tem muitas habilidades de comunicação, coloque-o para trabalhar com a mensuração de dados, por exemplo. Já a Maria que é mais extrovertida, que tal encarregá-la de gerenciar o projeto ou interagir direto com o cliente?

Valorize cada indivíduo

Dale Carnegie, um especialista em liderança, alerta à necessidade de fazer as pessoas se sentirem importantes. Esse princípio foi revelado em seu Best-seller “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Segundo o autor, é preciso reforçar a importância de cada indivíduo para que ele faça aquilo que você deseja. Essa é uma lição importante para os líderes e uma ótima forma de incitar seus colaboradores a trabalharem em equipe.

Mostre que cada membro possui um papel importante no projeto e é tão essencial quanto os outros. Elogie as habilidades de cada um abertamente e deixe claro que a empresa precisa deles para tocar o projeto.

As pessoas já se sentem superiores na maioria das vezes, mas, quando damos essa importância a elas, ficam mais dispostas a colaborar. Quanto mais indispensável for o colaborador à equipe, mais comprometido e disposto ele estará.

Aprenda a administrar conflitos

Quando pessoas diferentes vivem em conjunto é normal surgirem conflitos. A discordância não é algo ruim, apenas quando ela parte para as discussões sem sentido, por exemplo. Logo, aprenda a administrar conflitos como líder da equipe.

Procure manter os ânimos calmos e sempre chegar a um consenso. Incentive a equipe a trocar ideias de forma saudável e amigável. Isso pode ser difícil no início, mas com o passar do tempo fica mais fácil trabalhar em equipe.

Defina um objetivo

Tenha em mente que cada pessoa tem os seus próprios objetivos e metas, mesmo quando está trabalhando em conjunto. Umas podem querer aumento de salário, outras uma promoção e, talvez, um número muito pequeno de colaboradores se importe diretamente com o projeto.

Um bom líder precisa encontrar uma intersecção entre os desejos de cada membro da equipe e conectá-los com o objetivo do grupo. Ou seja, o objetivo comum que conecta todas as pessoas entre si e com a atividade que deve ser feita.

Mostre como o trabalho em equipe pode ajudar a cada um cumprir seu objetivo. Assim eles estarão mais dispostos a colaborar e dar o seu máximo.

5 habilidades para trabalhar em grupo
Habilidades para trabalhar em grupo

Além do papel do líder, as habilidades dos colaboradores também são importantes na hora de trabalhar em equipe. Para que o projeto aconteça e traga os melhores resultados, é preciso escolher as pessoas certas para executá-lo.

Por sorte, o trabalho em grupo deixa algumas pistas que podem ser usadas para formar uma equipe de sucesso. Veja as habilidades indispensáveis que você e seus liderados precisam desenvolver, para que o trabalho em grupo aconteça.

1. Comunicação clara e eficaz

A comunicação é uma etapa importante de qualquer projeto ou trabalho em equipe. Desenvolver uma comunicação clara, objetiva e eficaz é indispensável para quem deseja trabalhar em equipe.

Afinal, se você não consegue expressar as suas ideias é difícil fazer as pessoas concordarem com você, não é mesmo? Sendo assim, fique de olho na sua comunicação e garanta que ela esteja adequada para cada pessoa do grupo.

Vale destacar que uma boa comunicação não significa apenas falar bem, isso é importante mas não basta. Um comunicador efetivo deve ser entendido pelos demais e também precisa desenvolver a habilidade de ouvir mais e falar menos.

2. Proatividade frente aos desafios

Trabalhar em equipe exige responsabilidade e proatividade. É tomar as rédeas das circunstâncias e fazer acontecer, não apenas esperar pelo melhor momento. É claro que o projeto terá um líder definido, mas todos no grupo precisam andar com as suas próprias pernas.

É comum que alguns membros se “escorem” na equipe durante um trabalho em grupo. Essa atitude gera sobrecarga de funções em determinados membros e compromete o avanço do projeto.

Então, desenvolva sua independência para executar funções e tomar decisões importantes, quando necessário. Caso seja o líder, dê liberdade e confiança para seus colaboradores também agirem dessa forma. Com isso, você evita perder tempo com coisas pequenas que podem ser resolvidas facilmente.

3. Respeito com as diferenças

Você não é melhor e nem pior que ninguém, é apenas diferente. O mesmo acontece com cada indivíduo do grupo. O respeito às diferenças deve imperar para que seja possível trabalhar em equipe de forma saudável e produtiva.

Aprenda a ouvir as outras pessoas, reconhecer quando está errado e acatar novas sugestões. Nem sempre o seu ponto de vista é o melhor, acostume-se a lidar com isso. Quando a diversidade é respeitada e valorizada na equipe, conseguimos aproveitar novas ideias da melhor forma possível.

As pessoas que não sabem lidar com diferenças acabam sendo isoladas do restante do grupo e não recebem uma boa fama. Sendo assim, aprenda a respeitar o outro e valorize o que cada membro pode fazer pelo grupo.

4. Planejamento e organização

A falta de planejamento e organização leva qualquer projeto ou atividade para o buraco. Além do planejamento geral do trabalho, cada membro deve se organizar para desenvolver o seu papel dentro da equipe.

Quando uma pessoa falha, todos falham juntos. Se um colaborador atrasa sua parte no projeto, todas as outras peças ficarão comprometidas. Lembre-se que trabalhar em equipe é como montar um quebra cabeça e todas as peças precisam se encaixar para chegar ao resultado final.

O que acontece quando uma parte do quebra cabeça é perdida ou danificada? Simplesmente não é possível montá-lo, não é? O mesmo acontece com o trabalho em equipe. Todos os integrantes precisam fazer a sua parte e contribuir com o projeto.

5. Comprometimento com prazos e pessoas

Comprometimento é uma habilidade indispensável para trabalhar em equipe, tanto em relação às pessoas como no projeto em si. Se você não puder se comprometer com a equipe e com o trabalho que deve ser desenvolvido, simplesmente não é capaz de trabalhar em grupo.

Isso acontece, pois a confiança é uma peça fundamental do trabalho em equipe. É a mesma coisa que vimos no tópico anterior, como integrante de um quebra cabeça você deve se sentir parte dele.

Só assim o trabalho em equipe pode fluir e atingir o seu ápice. Logo, prepare-se para se comprometer com a sua equipe e cumprir a sua parte no projeto. No entanto, isso não quer dizer que deve fazer a sua parte e pronto. Comprometer-se também significa ajudar aos outros quando necessário e lutar pela coletividade para atingir o resultado final.

E aí, você tem as habilidades necessárias para trabalhar em equipe? Já começou a desenvolver seus liderados para cumprirem metas? Use essas dicas para alcançar seus objetivos através do trabalho em equipe.

Para receber mais dicas sobre como trabalhar em equipe, produtividade e liderança inscreva-se na Newsletter do Blog. Fique por dentro de todas as novidades sobre esses e outros temas!

Deixe um Comentário