Blog Intranett

Blog do software de gestão de projetos, tarefas, arquivos, pessoas e comunicação.

Liderança

21 livros sobre liderança para uma gestão de sucesso

Está procurando por indicações de livros sobre liderança para aperfeiçoar o seu perfil como líder e obter melhores resultados? Saiba que neste artigo reservamos o Top 20 das melhores leituras a serem feitas nessa matéria!

Veja a seguir os principais títulos de livros sobre liderança e comece a fazer sua leitura para abrir seu campo de visão. Nestes títulos é possível aprender através das experiências, dos relatos e das teorias que constam nessas páginas. Siga cada dica e seja um bom líder!

Top 21 dos livros sobre liderança

1. A Arte da Guerra – Sun Tzu

Não é necessário pesquisar muito para descobrir que A Arte da Guerra é a primeira grande indicação tratando-se de livros sobre liderança. Escrito no século XVI, o título se mantém atual e suas estratégias podem ser adequadas e aplicadas a diferentes ambientes corporativos.

Com apenas 13 capítulos e pouco mais de 150 páginas, a obra é uma referência. Com certeza ela faz parte da lista de leitura de diferentes profissionais.

2. A essência do líder – Warren Bennis

O segundo livro sobre liderança a ser mencionado neste artigo é A essência do líder. “O que faz um bom líder?” Respondendo a essa pergunta, Bennis reuniu na obra uma dúzia de entrevistas que foram feitas com diferentes ícones desse assunto.

Com 248 páginas o livro é um manual de como ser um líder de sucesso desde a sua essência.

3. As 21 irrefutáveis leis da liderança – John C. Maxwell

Determinadas leis, regras e costumes são comuns nos cargos de liderança. É justamente sobre algumas das mais importantes delas que trata a obra As 21 irrefutáveis leis da liderança.

Conectando teoria e prática, é uma leitura base para quem ainda tem dúvidas sobre o seu perfil para liderar. Destaca-se que no decorrer de suas páginas Maxwell reforça que o que realmente importa é a forma como os liderados enxergam o seu líder.

4. Bom chefe, mau chefe – Robert I. Sutton

Bom chefe, mau chefe, qual deles você quer ser para a sua equipe? É claro que o primeiro! No livro de Sutton é possível ver as maiores diferenças entre a personalidade e o modo de agir de cada um desses personagens.

Em cerca de 250 páginas este é um dos livros sobre liderança que não podem ficar de fora da sua estante de leituras!

5. Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

Um dos mais vendidos livros sobre o assunto, Como fazer amigos e influenciar pessoas traz dicas e histórias que inspiram em suas páginas.

Em 312 páginas Dale Carnegie fala sobre experiências profissionais e de vida que ajudam o leitor a se posicionar melhor na sociedade. Isso possibilita, por exemplo, a expansão da grade de amigos e a influência naqueles que estão a sua volta.

6.  Sobre a Guerra – Clausewitz

Mais um título que trata sobre estratégia militar, a obra Da Guerra fala sobre conquistas napoleônicas e outros feitos do século XIX.

É possível assemelhar muito do que é retratado nas 232 páginas a contextos empresariais. Nesses, onde ter ações estratégias, seja de cunho interno ou externo, é a base para a sobrevivência no mercado.

Principais livros sobre liderança

7. De empreendedor e louco, todo mundo tem um pouco – Linda Rottemberg

Outro importantíssimo livro sobre liderança é da CEO cofundadora da Endeavor, Linda Rottemberg. A obra, com pouco menos de 300 páginas é um verdadeiro relato do quanto é importante empreender. E isso independente da área profissional em que se está inserido.

O empreendedorismo é vital para os líderes que precisam reinventar suas equipes e suas motivações pela busca de resultados. Em De empreendedor e louco, todo mundo tem um pouco são abordados assuntos que enriquecem o cotidiano empresarial.

8. Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Liderar exige inteligência. Goleman explica em sua obra, Inteligência Emocional, como é possível ter sucesso a partir do uso eficiente da observação e da comunicação.

O autor, que é psicólogo também, aborda importantes temas e questões sobre como exercer a liderança a partir de pressupostos emocionais com seus liderados.

9. Liderança baseada em princípios – Stephen R. Covey

Com 370 páginas, Liderança baseada em princípios é outro livro importante para quem quer melhorar seu posicionamento estratégico. Como líder de uma equipe, os princípios norteiam sempre a gestão e daí a importância dessa leitura.

A obra apresenta inúmeros métodos de influência que ensinam como liderar a partir de pontos bastante básicos e elementares dessa matéria. Covey apresenta neste livro liderança sob outro paradigma que fundamenta o convívio e comportamento das pessoas dentro do ambiente corporativo.

10. Não tenha medo de ser chefe – Bruce Tulgan

Enquanto muitos anseiam pelo dia em que estarão à frente de uma equipe, outros se escondem e fogem com medo desse dia. Ser chefe, ou ser líder no caso, não é para todos, certo? Errado! E é justamente disso que trata o livro Não tenha medo de ser chefe.

São 192 páginas de conteúdos que demonstram porque estar à frente é uma chance. Bruce Tulgan fala sobre como é possível ver os cargos de chefia com outros olhos e ser líder com certeza é um deles.

11. O desafio da liderança – Barry Posner e James Kouzes

A obra de Posner e Kouzes é outro título importante entre os livros sobre liderança. Trata em suas 368 páginas diferentes aspectos do que é ser líder na atualidade. Tudo com embasamento em uma gigantesca pesquisa global.

O desafio da liderança é referência há mais de 25 anos. Tem servido como um manual de conduta para líderes ao longo de todo este período. Vale destacar ainda que a obra fala das responsabilidades e também do dever e da missão de liderar.

12. O gestor eficaz – Peter Drucker

Peter Drucker é um referencial em livros e obras de sucesso na matéria de administração. Tratando-se de liderança, não é nenhum pouco diferente. O gestor eficaz é um clássico entre os livros e traz consigo conteúdos que abordam a praticidade, o rigor intelectual e o conhecimento teórico.

São apenas 166 páginas, porém estas são repletas de um excelente conteúdo, totalmente voltado à construção de um perfil de liderança ímpar e admirável.

13. O líder sem status – Robin Sharma

Você não precisa estar no posto de liderança para iniciar seu treinamento. Independente do cargo, estar pronto para por em prática seu potencial máximo é sempre uma oportunidade. Sendo assim, receba-a sempre de braços abertos.

Existem muitos líderes formados assim, na determinação e na força de vontade. É por isso que O líder sem status é uma indicação para qualquer pessoa que esteja procurando pelo crescimento. Seja este dentro de seu cargo e função.

14. Pipeline de Liderança – Ram Charan, Setphen Drotter e James Noel

Entre os livros sobre liderança, se destaca o Pipeline de Liderança: O Desenvolvimento de Líderes Como Diferencial Competitivo. Os três consultores/autores mostram uma metodologia inovadora que aborda como desenvolver a liderança nas pessoas em todos os níveis da organização.

Nas 344 páginas, eles apresentam um modelo para identificar futuros líderes, avaliar suas competências, planejar seu desenvolvimento e medir resultados.

Os livros sobre liderança

15. O Monge e o Executivo – James C. Hunter

Mais um gigantesco clássico que fala sobre liderança: O Monge e o Executivo é sem dúvida uma grande referência na área por tratar da essência do líder.

Obra pequena, simples e rápida de ler. Em 144 páginas o livro de James Hunter fala abertamente sobre como ser o melhor líder. E isso tanto para você, quanto para sua equipe e também para a empresa.

16. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen R. Covey

Quais são as características e os costumes das pessoas que atingem o sucesso? Na obra Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes Covey discursa sobre o mundo dos negócios. Este é o motivo dele ser considerado como um dos mais influentes e bem notáveis livros do século XX.

Esta é uma obra mais extensa. O livro tem 448 páginas e ao fazer sua leitura é possível encontrar detalhes sobre alguns dos hábitos mais eficazes dos líderes. Desta forma dá para se espelhar em tais posicionamentos.

17. Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lester

Livro focado para finanças pessoais tem a acrescentar no campo de liderança. Pai Rico, Pai Pobre é uma recomendação básica de leitura para quem quer ter sucesso.

A obra tem 186 páginas e trata sobre assuntos de cunho financeiro com importantes referências ao exemplo. Afinal, filhos espelham seus pais assim como colaboradores e membros de um grupo se inspiram em seus líderes.

18. Por quê? – Como motivar pessoas e equipes a agir – Simon Sinek

Simon Sinek traz uma abordagem diferenciada sobre a liderança e sobre como é possível motivar e inspirar pessoas partindo sempre do por quê.

Com 224 páginas, Por quê? – Como motivar pessoas e equipes a agir é um livro complexo. Suas perguntas cativam o leitor a por em prática uma nova metodologia de atuação com sua equipe. Liderando de um jeito diferente e seguindo a orientação de pessoas bem-sucedidas o sucesso é garantido.

19. Quem mexeu no meu queijo? – Spencer Johnson

Clássico tratando-se de administração, empreendedorismo e liderança, Quem mexeu no meu queijo? Instiga o leitor a desbravar novos mundos e novas possibilidades ao longo de suas 107 páginas de puro conteúdo.

Indicado até mesmo para crianças, tendo versões mais simples e compiladas em vídeo, a obra de Spencer é como um BÊ-Á-BÁ nesse contexto.

20. Seja a pessoa certa no lugar certo – Eduardo Ferraz

Em pouco menos de 200 páginas Eduardo Ferraz fala sobre como é realmente importante aproveitar o momento e as oportunidades.

Seja a pessoa certa no lugar certo é uma obra que trata sobre as habilidades e qualidades profissionais. Aborda aquilo que é esperado nas pessoas que querem atingir o sucesso em cargos de gestão e chefia. Repleto de perguntas, a obra faz com que o leitor procure pensar mais sobre a sua personalidade.

21. Steve Jobs: A Biografia – Walter Isaacson

Com certeza você sabe quem é Steve Jobs ou pelo menos já ouviu falar em seu nome, certo?  Em Steve Jobs: A Biografia você vai saber mais do que o fato de ser um importante renome no campo de inovação e tecnologia. É possível descobrir inúmeras de suas estratégias e caminhos utilizados para crescer e ser quem foi.

O livro tomou como base uma dezena de entrevistas que foram feitas com o magnata americano ao longo de vários anos. Ele retrata diferentes facetas e nuances de sua vida pessoal e também profissional.

E então? Gostou das dicas de livros sobre liderança? Por qual deles você vai começar sua leitura? Aproveite antes para compartilhar esse artigo nas suas redes sociais e inspire seus amigos e colegas a conhecer mais sobre ser um líder também!

Ah! E se você leu algum desses livros sobre liderança, no comentário abaixo, nos conte o que achou.

Deixe um Comentário