Comunicar-se. Essa é uma das habilidades que permitem ao homem organizar-se a fim de resolver problemas e criar soluções. No contexto empresarial, a comunicação interna é uma ferramenta eficiente, que permite a uma equipe caminhar junto obtendo excelentes resultados.

Sua empresa sabe como usar este recurso a favor do crescimento? Se sua resposta a essa pergunta for não, saiba que neste artigo você encontrará dicas para mudar esta realidade!

Entenda o que é comunicação interna, para que ela serve e suas principais vantagens nesta leitura e promova o crescimento do seu negócio ou setor!

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O que é Comunicação Interna?

Não há muito que se explicar tratando-se do termo comunicação interna, afinal, o nome por si só já é explicativo. Entretanto, ressalta-se que os processos contidos nesta metodologia são extremamente importantes para a empresa, motivo que o torna tema deste artigo.

Este processo natural de comunicação tem por objetivo orientar, comunicar e conscientizar todos os colaboradores a cerca de assuntos internos. Estes são de interesse geral e devem ser repassados a todos, a fim de que caminhem sempre num mesmo sentido.

A comunicação interna deve assegurar que a informação seja passada a todos os colaboradores de modo eficiente e sem ruídos.

Estas comunicações podem ser feitas em diferentes sentidos, sendo os mais comuns:

  • Forma vertical: Momento em que a direção encaminha comunicados para seus subordinados ou acontece uma situação inversa;
  • Forma horizontal: Comunicações internas de um mesmo nível de subordinação, como entre departamentos, por exemplo.

A fim de garantir uma maior efetividade dentro da empresa, é imprescindível investir em canais de comunicação interna. É importante classificá-los também como base estratégica, visto que a partir de sua fomentação decisões são tomadas de modo mais assertivo.

Vale destacar que os antigos e tradicionais murais de recados já não são suficientes para uma Comunicação Interna de qualidade. Segundo um estudo da Aberje com o Instituto DMR Consulting, 50% das organizações já aposta em intranet e email para comunicação.

Para que serve a Comunicação Interna no dia a dia da empresa?

Você já sabe que a comunicação interna é uma perspicaz ferramenta no cotidiano das empresas. Que ótimo! Agora está na hora de entender para que ela serve e por que o seu negócio também precisa implantá-la já!

Toda organização precisa estabelecer um formato, ou canal, para emitir e transmitir seus comunicados e informações para todos os colaboradores. Não importa o tamanho ou segmento da empresa, trabalhar a comunicação interna é sempre essencial!

Veja no gráfico, de uma pesquisa realizada pelo Endomarketing.tv, a seguir algumas atividades em que o uso da comunicação interna se destaca:

Atividades de comunicação interna nas empresas

Como se vê, ter uma boa comunicação interna significa engajar o colaborador, compartilhar conhecimentos, auxiliar mudanças e estimular o diálogo. 

E, mais: Essa comunicação pode ser feita de diferentes formas. Lembra-se do mural de recados que foi citado anteriormente? Apesar de não ser uma ferramenta tecnológica como as que atualmente as empresas têm acesso, também são modelos de canais.

A seguir, uma relação que demonstra, em números, os principais canais de comunicação interna utilizados na rotina empresarial. Na pesquisa feita pela Endomarketing.tv, repare que os canais apresentados são formais e extremamente tradicionais:

Canais de comunicação interna nas empresas

Vamos aprofundar mais um pouco o seu conhecimento sobre a importância da comunicação interna? Veja a seguir 10 vantagens de se investir nesta área e veja por que sua empresa não pode ficar de fora!           

1. Ambiente propício para resultados positivos

A primeira vantagem tratando-se do investimento em comunicação interna é a criação de um ambiente que pode obter excelentes números. A comunicação, sem dúvida, é a chave para o sucesso. Afinal, as pessoas precisam se comunicar em todas as circunstâncias de seu dia a dia.

Quando os veículos de informação são bem estruturados dentro do negócio, fomentam-se inúmeros ganhos reais. Graças a isso fica sempre evidente o quanto a empresa tem a conquistar a partir deste investimento. Lembrando que vai muito além de financeiro e que também diz respeito a própria cultura organizacional.

2. Aproximação das equipes e seus colaboradores

O colaborador quer se sentir parte da empresa e não há melhor forma de fazer isso do que através do engajamento. Ao fomentar bons canais de comunicação interna, fazendo com que decisões e políticas cheguem a todos, o funcionário interage mais.

Essa interação é exatamente a aproximação que diretores, gestores e líderes tanto precisam para fazer com que excelentes resultados surjam! Quando o colaborador deixa de ser um número e passa a ser um nome, ele veste a camisa da empresa. É nesta circunstância também que ele passa a lutar por ela com grande empenho.

3. Clima organizacional satisfatório

Quando bem trabalhada, a comunicação interna possibilita um ambiente propício para um admirável clima organizacional. Mas, o que quer dizer isso? Menos fofoca no trabalho, mais transmissões objetivas e sem influências indiretas correspondem a melhores resultados diários.

Além disso, esses canais permitem a interação necessária para o bom convívio. O fortalecimento da relação entre os diferentes indivíduos de uma mesma empresa colabora com a forma com que o trabalho é realizado.

4. Disseminação dos assuntos de interesse da organização

Colaboradores são clientes internos. Devido a isso, é primordial que os gestores se preocupem com a forma com que essas pessoas enxergam o negócio. Através da Comunicação Interna é possível disseminar assuntos comuns ao interesse de todos os funcionários.

Por exemplo, saber mais detalhes da história da empresa, como ela foi criada e os primeiros produtos/serviços comercializados. Além de ser importante para o próprio colaborador, em algum momento ele pode ser questionado sobre isso por um cliente.

5. Informações rápidas e bastante precisas

Ao implantar um sistema intranet, por exemplo, a empresa economiza muito tempo em seus processos de comunicação. Pense na seguinte situação: Uma vaga é aberta em certo departamento. A ideia inicial é fazer um recrutamento interno para este cargo. Qual é a melhor forma de divulgar o posto e arrecadar currículos dos funcionários?

Divulgando nos veículos internos de comunicação, é claro! Os candidatos são atingidos rapidamente e os resultados aparecem de pronto. Não há delongas quando se investe em comunicação interna!

6. Maior alinhamento

Manter uma equipe alinhada independe do número de colaboradores. Pode ser que sua empresa tenha 10, 100 ou 1000 funcionários. O que irá ditar se todos estão focados num mesmo objetivo é a forma como é feita a comunicação interna.

Quanto mais informações forem transmitidas para os funcionários, como estratégias, objetivos e metas, maior será o comprometimento e busca destes. Quando todos remam para um único sentido, torna-se muito mais fácil alcançá-lo.

7. Mais credibilidade e transparência

Uma mensagem emitida no ambiente organizacional deve ser segura e oficial, a fim de que seja respeitada. Quando a sua empresa não define quais canais de comunicação usar e faz emissões diversas, acaba por prejudicar sua credibilidade.

Ao definir corretamente os canais e informá-los aos colaboradores, cria-se uma oficialidade na transmissão das mensagens internas. Desta forma, não há dúvidas, mas sim transparência e crédito no que deve ser feito, afinal, é oficial!

8. Perceptível diminuição dos efeitos da crise

A comunicação abre portas e também as fecha para afastar os tempos ruins. Em empresas cujo modelo de comunicação interna é solidificado, percebe-se uma abertura bem menor para os efeitos da crise e sabe por quê?

Simples! A interatividade entre os profissionais e respectivos setores permite que novas estratégias sejam rapidamente criadas. Afinal, todos falam a mesma língua quando existe um canal de comunicação eficiente e acessível para todos! Desta forma, é possível pensar rápido e esquematizar ações que, depois, são avaliadas como precisas para combater instabilidades do mercado.

9. Possibilidade de troca de experiência e conhecimento

A Comunicação Interna funciona como oportunidade para a troca de experiência e de conhecimento entre os membros da empresa. Profissionais de um mesma companhia não precisam, nem devem, se manter como inalcançáveis dentro do ambiente empresarial.

Compartilhar conhecimentos é uma das formas de fazer com que a empresa cresça, sabia? É por isso que softwares modernos permitem a troca de mensagens entre os colaboradores. Assim, permite-se que um profissional aprenda com o outro.

10. Oportunidade de crescimento e destaque profissional

Motivação. A Comunicação Interna pode trabalhar de modo favorável a motivar os colaboradores que merecem destaque em sua área profissional. Por exemplo, quer reconhecimento melhor do que ter seu nome e foto na página inicial da intranet da empresa?

Tais estratégias de reconhecimento são como degraus no crescimento do funcionário. Reconhecido, ele se lança incansavelmente em busca de melhorias e aperfeiçoamentos. A oportunidade deve ser estendida a todos e, em contra partida, todos a abraçarão!

Entendeu como a Comunicação Interna é essencial para o cotidiano do seu negócio, seja ele qual for? Quer continuar tendo acesso a conteúdos que ensinam sobre como otimizar o dia a dia da sua empresa? Aproveite para assinar a newsletter e não perca nenhuma nova publicação. Enriqueça ainda mais o seu conhecimento e faça sua empresa crescer!

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