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Liderança

A Importância da Liderança: princípios que fazem a diferença

A gestão de pessoas é um processo extremamente importante dentro das empresas. Valorizar e motivar os colaboradores impacta os resultados diretos da organização. Mas muitos empreendedores negligenciam a importância da liderança nesse processo.

O bom líder tem um papel importante no dia a dia do negócio e influencia diretamente na gestão de pessoas.

Quando a liderança é boa, a empresa cresce, se desenvolve e conta com colaboradores motivados e produtivos. Porém, uma má liderança boicota os resultados da companhia e compromete a produção de todos os liderados.

Você sabe qual a importância da liderança em sua empresa? O que tem feito para torná-la cada vez melhor?

Veja neste artigo o verdadeiro papel de um bom líder dentro da empresa e descubra como criar uma liderança de sucesso em seu negócio.

1. Elo de comunicação

Não é segredo para ninguém que o líder atua como um elo entre a empresa e seus colaboradores. É dever desse profissional integrar toda a equipe e repassar a eles a missão, valores e metas do negócio.

Quando a liderança é bem fundamentada a maior pista fica por conta de uma comunicação clara e objetiva. O líder é inserido nas tomadas de decisões do negócio e tem conhecimento de tudo o que ronda seus liderados.

A partir daí, fica mais fácil para o bom líder transmitir a mensagem de forma ascendente e tranquilizar os colaboradores.

Já no que tange aos funcionários os resultados também são satisfatórios. A tranquilidade ronda os corredores da empresa, o que se traduz em mais produtividade e motivação na equipe.

Infelizmente isso não acontece nas empresas tanto quanto deveria. Uma pesquisa da Robert Half (empresa de recrutamento) com profissionais que possuem cargos de liderança, revelou que a comunicação representa apenas 25,7% das características indispensáveis de um líder.

A importância da liderança com comunicação

Em outras palavras, poucas pessoas, ou melhor, pouco líderes compreendem a importância da comunicação no processo de liderança. O que é lamentável para as organizações e ainda mais para seus colaboradores.

A comunicação precisa ser bem trabalhada no interior do negócio e em todos os níveis. O líder ajuda a implantar essa comunicação e fazê-la funcionar. Mas é preciso dar liberdade a esse profissional para que ele possa agir.

Algumas empresas implantam processos de comunicação engessados e proíbem o líder de compartilhar conhecimentos com a sua equipe. Essa incerteza causa desmotivação na equipe, fofocas no trabalho e outros ruídos na comunicação, igualmente prejudiciais.

Para que este elo de comunicação funcione perfeitamente empresa, líderes e colaboradores precisam falar a mesma língua e trabalhar a democracia em seus processos. O diálogo deve ser mais facilitado, rápido e transparente. Deste modo, a importância da liderança nas empresas fica mais visível.

2. Visão ampla do negócio

Uma boa liderança ajuda aos gestores a ter uma visão mais ampla do negócio. O líder é o profissional que sai do escritório, caminha pelos corredores e está presente diariamente no chão de fábrica, por exemplo.

Esse profissional tem o conhecimento sobre cada um de seus liderados, os pontos fortes e fracos de sua equipe, e suas capacidades. Essas informações o transformam em uma grande fonte de dados da companhia.

Vamos pegar como exemplo a sua casa: quem é encarregado de fazer a lista do supermercado?

Na maioria das vezes a pessoa que cuida das refeições tem essa atribuição. Isso acontece porque é muito mais fácil para essa pessoa perceber a falta de alimentos e, assim, montar a lista de compras. Concorda?

O mesmo deve acontecer nas empresas.

O líder é o único que pode dizer com certeza se o prazo do projeto está adequado e se sua equipe tem as competências para tal tarefa. Ele também conhece quais são os colaboradores mais produtivos e quem executará melhor o trabalho em questão.

Na maioria das vezes, o líder também conhece as funções de seu setor, mesmo que superficialmente. Assim, fica mais fácil perceber quais recursos serão necessários para concretizar o objetivo.

Tal conhecimento é importante para agilizar processos na empresa, cumprir prazos e metas de forma mais assertiva. Na falta de uma boa liderança na empresa não existirão prioridades, prazos ou qualquer coisa do tipo.

Sendo assim, cada membro da equipe fará o que desejar e como quiser. Posturas que impactariam os resultados de toda a organização.

Por isso, essa é uma importância da liderança nas empresas de maior destaque. Conectar os dados gerenciais com a gestão de pessoas é determinante para a tomada das melhores decisões. E isso só pode ser feito através de um bom líder!

3. É um exemplo!

A pesquisa da Robert Half também revelou que uma das características mais admiradas em um líder é inspirar outras pessoas. Incitar os colaboradores, provocá-los a querer mais e gerar ação dentro da empresa. Essas são algumas atribuições do líder.

Devido ao seu posto dentro do negócio, o líder é admirado pela maioria de seus liderados. Muitos sonham em ocupar o seu cargo ou se tornar um profissional tão dedicado e capacitado como o seu líder.

Isso traz à liderança uma importância muito grande e poderosa. Pois, todos nós sabemos que tendemos a ouvir, respeitar e seguir as pessoas que admiramos, certo?

Pense um pouco: Por que as crianças querem seguir os passos de seus pais no ramo profissional? Pela admiração e porque seus pais os inspiram!

O mesmo acontece com os líderes de seu negócio. Ao exercitarem a influência sobre a equipe, possuem maiores chances de seus pedidos serem acatados.

No entanto, a importância da liderança em uma empresa, no que tange a inspiração de pessoas, é limitada a postura e ética de seus líderes.

Apenas com ações e palavras condizentes, postura profissional, responsabilidade e outras características é que um líder consegue exercer esse poder sobre seus liderados. Em outras palavras é convencer pelo exemplo e não por falácias.

Contudo, a falta de um líder tornaria esse processo ainda mais complexo. Pense como seria difícil para um diretor ou gerente convencer as pessoas? Como ele faria isso estando tão longe dos colaboradores?

Novamente, o exemplo nos convence da importância da liderança dentro das organizações e seu impacto nos resultados do negócio.

4. É intraempreendedor!

Policiais pulando de um prédio

Vestir a camisa da empresa e fazer as coisas acontecerem. Esse é o perfil empreendedor desejado em qualquer líder. Quando você consegue enxergar essas características em seus colaboradores, aí sim entende realmente a importância da liderança em sua empresa.

O líder precisa ter paixão pelo que faz e, principalmente, amar verdadeiramente o negócio. A motivação do gestor afeta diretamente os seus subordinados, por isso, o líder tem que gostar do que faz e acreditar em sua função.

Um cargo de liderança exige, na maioria das vezes, que o líder seja o primeiro a chegar e o último a sair. Semelhante ao que acontece com donos de negócio, por exemplo.

Isso precisa acontecer, pois nem sempre o proprietário da empresa pode dar a devida atenção para o empreendimento. O líder, nesse caso, tem a responsabilidade de fazer o negócio acontecer e resolver muitos problemas.

Além disso, um bom líder precisa ter resiliência. Mais uma característica indispensável para qualquer empreendedor.

5. O líder do futuro!

Um estudo da Hay Group listou as características do líder do futuro. Através das mudanças que já estamos enxergando, a empresa previu o perfil do líder em 2030.

Entre as habilidades do novo líder estão:

  • Flexibilidade;
  • Mobilidade internacional;
  • Adaptabilidade;
  • Dominar a tecnologia;
  • Saber liderar remotamente;
  • Atuar como chefe, líder, mediador e coach;

Tais características vão exigir mais comprometimento do líder com a organização e muitas habilidades empreendedoras. São mudanças já em expansão e tendem a crescer muito nos próximos anos.

Por causa disso, as empresas modernas estarão ainda mais dependentes de uma boa liderança e precisam investir nos intraempreendedores.

As startups, por exemplo, tem investido em programas frequentes para detectar líderes dentro do negócio e torná-los sócios da companhia. A ideia é engajá-los ainda mais com a empresa e motivá-los a crescer com a marca.

Sem se esquecer do grande potencial do Vesting, como ficou conhecida essa prática, para atrair e reter talentos. Mesmo com pouco fluxo de caixa, as novas empresas conseguem atrair profissionais excelentes e mantê-los no negócio. Pontos que ajudam a fazer a marca crescer de forma enxuta e criar o quadro de líderes da companhia.

De qualquer forma, ter profissionais engajados e dispostos a lutar pelo negócio é muito animador. Por isso, os profissionais intraempreendedores reforçam a importância da liderança nas empresas e alertam para essa tendência.

6. A importância da liderança na crise!

Para finalizar o artigo não poderíamos ignorar a importância da liderança em um cenário de crise. Saber como motivar a equipe e reter talentos é determinante para vencer a recessão econômica.

Nesse cenário conturbado as empresas também precisam investir em bons líderes, afinal os desafios serão ainda maiores. Os recursos estão escassos, a produtividade precisa aumentar e a incerteza impera dentro da organização.

Apenas com uma boa liderança é possível contornar tudo isso e fazer o negócio crescer. Logo, o investimento em bons líderes e na gestão de pessoas é uma ótima escolha para o cenário de crise.

Quer ver outras dicas para motivar a sua equipe em tempos de crise econômica e sem gastar muito? Leia o artigo como motivar uma equipe mesmo em tempos de crise!

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